Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Utilizando a História da Matemática no Ensino do Desenho Geométrico: analisando algumas potencialidades da História da Matemática no ensino e aprendizagem desta disciplina.
Evandro Alexandre da Silva Costa

Última alteração: 26-11-2012

Resumo


Neste trabalho, que é uma pesquisa qualitativa, pretende-se analisar as possíveis contribuições que a utilização da História da Matemática pode oferecer para o ensino e aprendizagem da disciplina Desenho Geométrico, como um instrumento potencializador da aprendizagem em matemática, tendo como base cinco argumentos das doze argumentações apresentadas por Miguel (1997), que tem por objetivo reforçar as potencialidades pedagógicas da utilização da História da Matemática. Na experiência do autor como professor de Desenho Geométrico, percebe-se que essa disciplina é lecionada de uma maneira mecânica, na qual os alunos somente reproduzem os traçados geométricos sem que, na maioria das vezes, associem esses traçados com os conteúdos ensinados na álgebra ou na geometria. Sob esse aspecto, esse trabalho sugere a utilização da História da Matemática como um recurso didático, que possui o intuito de analisar algumas das potencialidades pedagógicas que a História da Matemática pode oferecer ao ensino das construções geométricas. Assim, nesse estudo, pretende-se analisar 14 (quatorze) aulas que apresentam os conteúdos de razão e proporção, Teorema de Tales, semelhança de polígonos, semelhança de triângulos, Teorema de Pitágoras e a Média Geométrica, que aborda as relações métricas no triângulo retângulo. A utilização do recurso didático da História da Matemática será abordada por meio do emprego de relatos, lendas e curiosidades históricas, que servirão como ponto de partida para a apresentação, contextualização e exemplificação dos conteúdos ministrados, que serão apresentados por meio de textos ou relatados verbalmente. Essa abordagem pedagógica utilizará histórias contadas pelo professor-pesquisador por meio da proposição de atividades matemáticas curriculares que envolvam uma abordagem histórica dos conteúdos relacionados com o Desenho Geométrico, tendo por objetivo potencializar a aprendizagem desses conteúdos.


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