Última alteração: 23-11-2012
Resumo
Este trabalho propõe uma metodologia para o ensino de Álgebra Linear, que integra aulas presenciais expositivas e dialogadas, a utilização de mídias que permitam a gravação de pontos importantes destas aulas, no formato de vídeos digitais com duração de até 25 minutos, utilizados como complemento dos estudos realizados durante as aulas presenciais. A partir de tal proposta esperamos compreender um pouco melhor os processos de construção e a organização de modelos mentais dos estudantes de um curso de graduação em Física, em uma universidade pública do interior do Estado do Paraná. A fundamentação teórica desse trabalho será composta pelas teorias dos modelos mentais de Jhonson-Laird, das representações semióticas de Duval e dos campos conceituais de Vergnaud. A caracterização do grupo da pesquisa de campo será de relevância à investigação, considerando que as experiências dos acadêmicos do grupo pesquisado, poderão contribuir para que professores e autores de livros didáticos de Álgebra Linear utilizem modelos conceituais adequados para o favorecimento da aprendizagem dos estudantes nessa disciplina.