Última alteração: 26-11-2012
Resumo
Nesta pesquisa de Mestrado em andamento, investigamos as contribuições de um projeto envolvendo a Cantaria – enquanto arte e ofício social e cultural – e a Matemática. O estudo, de abordagem qualitativa, se situa em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada. Os participantes – estudantes do 7º ano de uma escola pública de Ouro Preto (MG) – manifestaram interesse pelo projeto e contaram com a permissão de seus pais. O projeto aconteceu entre maio e setembro de 2012, no contraturno, totalizando 17 encontros de cerca de 3h de duração cada. Os dados foram coletados por meio de diário de campo, gravação em áudio de alguns momentos dos encontros, registros produzidos pelos alunos e análise de documentos escolares dos mesmos bem como entrevistas com professoras dos anos anteriores. Os dados estão em fase de organização, porém, é perceptível o envolvimento e o interesse manifestado pelos alunos nas tarefas propostas. Verificamos ainda o desenvolvimento de habilidades tais como o manuseio de instrumentos de medida e desenho – até então praticamente inexplorados – bem como o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do raciocínio lógico, aplicados à situações problema apresentadas a eles. Apresentamos aqui algumas opções teórico-metodológicas e um exemplo de atividade desenvolvida com o grupo.
Palavras-chave: Educação Matemática. Interdisciplinaridade. Contextualização. Cantaria. Ensino Fundamental