Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

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Reflexões Iniciais Acerca da Circulação das Obras de Dewey e Thorndike e a Educação Matemática
Rafaela Silva Rabelo

Última alteração: 27-11-2012

Resumo


O presente trabalho traz os resultados iniciais da pesquisa de doutorado que tem como temática as apropriações de John Dewey e Edward Lee Thorndike na formação matemática de professores primários no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960. Especificamente, a discussão aqui apresentada se detém na circulação dos livros de Dewey e Thorndike, em especial aqueles que tratam do ensino de matemática, a partir do mapeamento das obras dos referidos autores nos Catálogos das Bibliotecas Nacionais de diferentes países. Tal levantamento se fez necessário no sentido de ampliar a visão acerca da difusão das ideias destes autores, buscando realizar um movimento do local ao global e focando a circulação internacional de ideias, aspectos abordados entre outros, por Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Serge Gruzinski.

 

Palavras-chave: Circulação. Apropriação. John Dewey. Edward Lee Thorndike. Formação de professores.


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