Tamanho da fonte:
Reflexões Iniciais Acerca da Circulação das Obras de Dewey e Thorndike e a Educação Matemática
Última alteração: 27-11-2012
Resumo
O presente trabalho traz os resultados iniciais da pesquisa de doutorado que tem como temática as apropriações de John Dewey e Edward Lee Thorndike na formação matemática de professores primários no Brasil, entre as décadas de 1930 e 1960. Especificamente, a discussão aqui apresentada se detém na circulação dos livros de Dewey e Thorndike, em especial aqueles que tratam do ensino de matemática, a partir do mapeamento das obras dos referidos autores nos Catálogos das Bibliotecas Nacionais de diferentes países. Tal levantamento se fez necessário no sentido de ampliar a visão acerca da difusão das ideias destes autores, buscando realizar um movimento do local ao global e focando a circulação internacional de ideias, aspectos abordados entre outros, por Roger Chartier, Pierre Bourdieu e Serge Gruzinski.
Palavras-chave: Circulação. Apropriação. John Dewey. Edward Lee Thorndike. Formação de professores.
Texto completo:
PDF