Tamanho da fonte:
Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos
Última alteração: 23-11-2012
Resumo
No presente artigo, apresentamos a pesquisa de mestrado que se encontra em fase inicial de desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O objetivo é investigar as crenças de professores do Ensino Médio sobre o ensino da Álgebra, que emergem a partir da relação docente com os livros didáticos. Como referencial teórico para análise das crenças docentes, adotaremos os pressupostos de Thompson (1992) articulados ao modelo teórico de Brown (2009), que nos fornece suporte para interpretar as interações entre professores e livros didáticos. Nesta fase inicial da pesquisa, selecionamos seis professores de Matemática que atuam em escolas da rede estadual de ensino do Município de Campo Grande/MS. No processo de análise, faremos a triangulação e categorização dos dados mais significativos, os quais serão produzidos a partir das observações, gravações em áudio, filmagens de aulas, e das entrevistas semiestruturadas com os docentes. Esperamos evidenciar as relações que existem entre crenças docentes sobre o ensino de conteúdos algébricos e a utilização de livros didáticos.
Texto completo:
PDF