Papers
Qual Formação de Professores de Matemática que Objetivamos? A Cyberformação Semipresencial como Possibilidade de (Trans)Formação | |
Vinícius Pazuch, Maurício Rosa |
Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: uma reflexão usando memoriais de formação | |
Fernanda Malinosky C. Rosa, Ivete Maria Baraldi |
Práticas Pedagógicas e seus Objetos de Pesquisa: um estudo de caso dos Professores Mestres do PPGECM da UEPB | |
Edna Cristina Ferreira, Abigail Fregni Lins |
Formação de Professores em um Contexto de Investigação Colaborativa sobre as Interações Sociais entre Alunos para Aprender Matemática | |
Lineia Ruiz Trivilin |
As Concepções sobre Geometrias de um Grupo de Professores de Matemática | |
Karla Aparecida Lovis |
Os Materiais Curriculares Educativos sob a Ótica dos Professores de Matemática | |
Wagner Ribeiro Aguiar |
Análise dos Conhecimentos Algébricos de Professores de Matemática. | |
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
Trajetórias de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Comunidade de Prática | |
Marcia Cristina Nagy, Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino |
Um Estudo sobre Contribuições de Noções de Topologia Geométrica para um Grupo de Mestrandos | |
Erilúcia Souza da Silva |
A Possibilidade de Práticas de Formação Continuada em Matemática nos Grupos de Discussão com Professoras dos Anos Iniciais | |
Marjorie Samira Ferreira Bolognani |
Um Estudo sobre Empreendimentos de uma Comunidade de Prática de Professores de Matemática na Busca de Aprender e Ensinar Frações | |
Márcio Roberto Rocha |
Mapeando as Pesquisas sobre Estágio Supervisionado em Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil | |
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
Caminhos para uma Educação Crítica: o caso do curso de Edificações do PROEJA/Ifes - Vitória | |
Maria Glória Medici de Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Educação Matemática e Educação do Campo: um enfoque na articulação entre o ensino da matemática em escolas do campo e a produção campesina local | |
Aldinete Silvino Lima |
Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica | |
Reginaldo Ramos Ramos de Britto |
Vivenciando Objetos de Aprendizagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: contribuições para o desenvolvimento profissional do Professor de Matemática | |
Verônica de Oliveira Lopes |
Conhecimentos Profissionais de Professores de Matemática no Contexto de uma Comunidade de Prática: negociações a Respeito do Pensamento Proporcional | |
Laís Maria Costa Pires de Oliveira |
Conhecimento Profissional do Professor para o Trabalho com Álgebra na Escola Básica, na Perspectiva do Processo de Formação do Professor de Matemática | |
Maria Cristina Costa Ferreira, Maria Manuela Martins Soares David |
Estágio Supervisionado: um Espaço de Apropriação do Planejamento como Elemento Organizador da Atividade Pedagógica | |
Marta Silva |
As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana | |
Leandro Ferreira Silva, Josinalva Estacio Menezes |
Campo Multiplicativo das Operações, alternativas para o trabalho docente | |
Paula Aguiar da Silva |
O Professor como Produtor de Saberes na Ação Pedagógica | |
Débora Cristina Santos |
Formação Inicial de Professores de Matemática: mapeando as pesquisas produzidas na região Centro-Oeste do Brasil, a partir de 2005 | |
Rogers Barros de Paula |
A Formação Matemática de Professores Primários: um olhar sobre a Escola Normal de Campo Grande | |
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Luzia Aparecida de Souza |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um Olhar a Partir das Narrativas (Auto)biográficas dos ex-Bolsistas da UNESP-Rio Claro | |
Ana Cláudia Molina Zaqueu |
O Pibid na Formação Inicial do Professor de Matemática | |
Anna Christina Alcoforado Corrêa |
Tendências em Educação Matemática em alguns cursos de Licenciatura em Matemática | |
Isis França Gonçalves Siebra |
A aprendizagem de professores de Matemática em grupos colaborativos | |
Thiago Lucena |
Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos | |
Cristiano Silva Anjos, Marcio Antonio Silva |
Sentidos e Significados Epistemológicos de Jogos e Materiais Concretos no Ensino de Matemática | |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg |
As Políticas educacionais do estado do Paraná no Período de 2003 a 2010 e o Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática | |
Susimeire Vivien Rosotti Andrade, Regina Maria Pavanello |
Formação de Professores de Matemática: a relação do professor com saberes matemáticos e os conhecimentos mobilizados em suas práticas | |
Itamar Miranda da Silva, Tadeu Oliver Gonçalves |
Formação Continuada nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: a compreensão da Combinatória a partir dos significados, invariantes e representações | |
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdos dos Santos Pessoa |
Orientações Pedagógicas em Campo Grande: um olhar sob o manual Metodologia do Ensino Primário | |
Carlos Souza Pardim |
Discutindo a Formação de Professores no Clube de Matemática | |
Rafael Siqueira Silva, Wellington Lima Cedro |
O Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática em um Processo de Formação Continuada em Ambientes Colaborativos | |
Nilra Jane Filgueira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg |
Professores Polivalentes: relação pessoal e profissional com a Matemática | |
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães |
A História Oral como uma Abordagem Didático-Pedagógica na Disciplina Política Educacional Brasileira de um Curso de Licenciatura em Matemática | |
Vinícius Sanches Tizzo, Heloisa da Silva |
Narrativas sobre a prática de ensino de Matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental | |
Washington Campos Marques |
Um Método de Pesquisa para a Análise de Narrativas de Professores de Matemática Sobre Seus Enfrentamentos Cotidianos | |
Anderson Afonso |
Formação de Professores dos Anos Iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração. | |
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva |
O Movimento de Aprendizagem Docente por Professoras dos Anos Iniciais que Ensinam Matemática | |
Edilaine Aguiar Martins, Regina Célia Grando |
O Egresso do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e o Exercício da Docência | |
Lélia Oliveira Cruz, Arno Bayer |
Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar | |
Danielli Ferreira Silva |
Análise de Vídeos, uma Experiência em b-learning: formando a competência de “observar com sentido” | |
Lucas Gabriel Seibert |
Exploração de Resolução de Problemas na Formação Continuada | |
Rosilene Inês König, Maria Madalena Dullius, Silvana Neumann Martins |
Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica | |
Adriane Elisa Dombrowski |
Formação Continuada de Professores Polivalentes: reflexões sobre a Prática Docente de Geometria | |
Joelma Fatima Torrel Mattei |
Conhecimentos Mobilizados e Construídos por Professores de Matemática na Relação com Livro Didático | |
Shirlei Paschoalin Furoni |
Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG) | |
Fernanda Monteiro de Castro Rezende |
Cenários para Investigação na Formação de Professores de Matemática | |
Raquel Milani |
A Filosofia de Trabalho do Professor de Matemática: influências e Contribuições no Processo de Ensino Aprendizagem na Região Norte do Brasil | |
Rossiter Ambrósio dos Santos, Yuri Nicoti Epósito |
Formação de Professores que Ensinam Matemática: sobre a (re) construção da prática quando ensina de geometria | |
Jac Oliveira Gomes |
A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa | |
Nelem Orlovski |
A Influência das Etapas de Escolha e das Representações Simbólicas na Resolução de Problemas Combinatórios por Estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental | |
Danielle Avanço Vega Pontes |
Práticas Pedagógicas para o Ensino do Conceito de Número: intuição, escolanovismo e matemática moderna na escola primária | |
Nara Vilma Lima Pinheiro |
Cyberformação: uma proposta em consonância com a m-learning | |
Solange Mussato, Maurício Rosa |
Avaliação de Software Educativo: analisando possibilidades e limites do Tinkerplots na interpretação de gráficos | |
Siquele Carvalho Campêlo |
Um Ambiente Colaborativo a Distância:licenciandos dialogando sobre os infinitos | |
Dora Soraia Kindel |
Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação | |
Aline Silva De Bona, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
Conteúdos Estatísticos Abordados em um Ambiente Online | |
Maria Teresa Zampieri |
As TIC nas Aulas de Matemática: uma experiência de Formação Continuada e suas implicações na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná | |
Cristiane Rodrigues de Jesus |
Matemática Online e Pensamento Coletivo: uma Abordagem Expansiva para Análise de Dados | |
Daise Lago Pereira Souto |
O Ensino da Combinatória por meio da Construção de Árvores de Possibilidades com e sem o uso do software Diagramas de Árbol | |
Juliana Azevedo, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
Educação Matemática Financeira: construção do conceito de moeda nos últimos anos do ensino fundamental público | |
Gustavo Perini Amaral |
Potencialidades do uso de Objetos de Aprendizagem nas Lousas Digitais no Ensino de Matemática | |
Sheila Afornali Depiné |
Matemática e Informática como Jogos de Linguagem na Aprendizagem de Função Quadrática | |
Luciano Augusto Melo |
O Ensino da Regra de Sinais para a Multiplicação: desafios e possibilidades | |
Selma Felisbino Hillesheim, Méricles Thadeu Moretti |
Trigonometria no Triângulo Retângulo: um estudo com base nas situações didáticas e na construção de conceitos | |
Paulo Roberto dos Santos, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
A Contextualização do Ensino-Aprendizagem da Matemática em uma Escola Comunitária Rural no município de Colatina, Estado do Espírito Santo | |
Cidimar Andreatta, Antonio Henrique Pinto |
Construção de Um Software Edducacional Para o Ensino da Matemática e Seu Impacto Social na Produção de Conhecimentos | |
Carolina Soares Ramos |
Formação Continuada em Serviço e Integração da Lousa igital em Aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | |
Sérgio Freitas Carvalho, Suely Scherer |
Construção e Utilização de Vídeos Digitais para a Organização de Modelos Mentais durante o Estudo de Sistemas de Equações Lineares | |
Valdinei Cezar Cardoso, Samuel Rocha de Oliveira |
Da Formação de Um Grupo à Observação na Escola: desafios e possibilidades da utilização de metodologias diferenciadas | |
Lucila Cortiano Zotto Albuquerque |
Tecnologias da Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática do Ensino Básico | |
Tiago Giorgetti Chinellato |
Uma Investigação sobre a Mobilização de Conhecimentos Matemáticos no Ensino de Física | |
Reinaldo Rodrigues Silva, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos | |
Amanda Fabri Resende |
Conhecimentos Geométricos e Algébricos a partir da Construção de Fractais com o uso do software Geogebra | |
Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri |
A Inclusão do Deficiente Visual no Ensino de Matemática: um estudo das experiências existentes no ensino básico do Estado de São Paulo | |
Lucas Ramos Lourenço |
Os Pensamentos Narrativo e Lógico Científico na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental I | |
Caroline Adjane Fiore, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão |
O Estudo de Funções com Auxílio de um Ambiente Computacional | |
Patricia Felipe |
As narrativas das dinâmicas praxeológicas na construção do conhecimento didático de professores de matemática | |
Flávio Nazareno Araujo Mesquita, Renato Borges Guerra |
Tecnologias Digitais e Formação Continuada de Professores de Matemática em EaD: interações em ambientes virtuais de aprendizagem | |
Agnaldo de Oliveira |
O Ensino e a Aprendizagem de Epressões Algébricas por Meio de Resolução de Problemas | |
Andreza Goulart |
Educação Matemática e Recursos Computacionais: um estudo etnomatemático | |
Elisângela Isabel Nicaretta |
Abordagem dos números inteiros na 8a classe à luz da teoria dos registros de representação semiótica:um estudo em escolas da cidade de Quelimane, Moçambique | |
Geraldo Vernijo Deixa |
O Diálogo na Educação Matemática a Distância: reflexões sobre o Design Instrucional | |
José Mário Costa Junior, Rony Claúdio de Oliveira Freitas |
Contextualização no Ensino da Matemática: uma Análise de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental | |
Naiara Fonseca de Souza, Marilena Bittar |
O Ensino de Geometria Plana e Espacial: uma experiência da prática pedagógica de uma professora indígena | |
Cintia Melo dos Santos |
Estudo inicial sobre a Formação de Professores de Matemática que atuam em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância | |
Teresa Cristina Mate Calvo, Rony Cláudio Oliveira Freitas |
Alunos da Educação Básica Explorando Estratégias Diferenciadas na Resolução de Problemas Matemáticos | |
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius |
A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica | |
Marcio Bennemann |
Robótica na Sala de Aula de Matemática: os estudantes aprendem matemática? | |
Elisa Friedrich Martins |
As Contribuições da Teoria da Atividade no Ensino de Funções com o uso do Laptop Educacional | |
Rodrigo Lacerda Carvalho, Marcilia Chagas Barreto |
Um estudo com professores do Ensino Médio sobre Função Modular por meio de Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica | |
Helena Tavares de Souza |
As Operações com Números Naturais e Alunos em Dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental | |
Natália Coelho Soares |
Significados e Representações dos Números Racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM | |
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Maria Lins Santiago, Marcelo Câmara dos Santos |
Um Estudo da Apropriação do Software Superlogo por Acadêmicos de um Curso de Pedagogia para o Ensino de Matemática | |
katiane de moraes Rocha, Marilena Bittar |
A Regra de Três e o Principio da Proporcionalidade | |
Denivaldo Pantoja da Silva, Renato Borges Guerra |
Uso de Role Playing Games como Recurso Didático para Aprendizagem em Matemática | |
Rodrigo Orestes Feijó |
Um Estudo das Dissertações Brasileiras que Tratam dos Erros e Dificuldades dos Alunos no Ensino da Álgebra Elementar | |
Sueli Prazeres Santos |
Uma Sequência idática Para estudos de Recuperação com o Conteúdo de Frações Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação | |
Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
Uma Experiência com Corrida de Carrinhos para o Aprendizado no 9º Ano do Ensino Fundamental | |
Alessandra Fonseca Moreira dos Santos |
Ensino Aprendizagem do Conceito de Função Através da Metodologia de Resolução de Problemas | |
Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, Silvanio Andrade |
Uso e Percepção das Tic por Professores de Ciências e Matemática do Ensino Médio de Escolas Particulares da Cidade de Campinas | |
Luis Ricardo Sarti |
Utilizando Problemas Lógicos e Situações Problemas no Ensino de Matemática Via Ambiente de Aprendizagem Virtual. | |
Eduardo Meliga Pompermayer |
Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides | |
Ana Paula Barros |
Uma Abordagem Investigativa do Pensamento Algébrico em uma Turma 9º ano do Ensino Fundamental | |
Murillo Preto Cardoso Junior |
Cenários de Investigação em Probabilidade e Estatística: contribuições para o Desenvolvimento do Senso Crítico de Alunos do 9o ano do Ensino Fundamental | |
Flávia Márcia Cruz Moreira |
A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio | |
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo |
A Geometria no Ensino Fundamental II: utilizando conceitos da Astronomia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem | |
Marcelo Ferreira Paiva |
Razão Áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental | |
Alexandre Souza, Maria do Carmo Vila |
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos na sala de aula | |
Tarcisio Rocha Santos, Paula Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima |
Contação de Histórias: abrindo possibilidades de expressão | |
Bruno Henrique Labriola Misse |
Trigonometria no Triângulo Retângulo: o aluno construindo o conhecimento | |
Luciano André Carvalho Reis |
O Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática a Distância: um estudo do Sistema UAB | |
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
Álgebra Linear a Distância para Licenciandos em Química: análise de um Curso Oferecido no Modelo UAB | |
Wallace Nascimento Pinto |
O Quiz como Facilitador do Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático e suas Relações com a Motivação dos Estudantes | |
David Paolini Develly, Maria Alice V. F. de Souza |
Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio | |
Renata da Silva Dessbesel |
Ensino de Aprendizagem de Probabilidade através da Metodologia de Resolução de Problemas | |
Stefane Layana Gaffuri |
Professores Polivalentes Desenvolvendo suas Concepções sobre Amostra com o Auxílio do Software TinkerPlots | |
Maria Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro |
Aprendendo a Ser Professor: a Organização do Ensino de Matemática através de Atividades Orientadoras de Ensino | |
Simone Pozebon |
A Metodologia da Resolução de Problemas e o Ensino de Estatística no Nono Ano do Ensino Fundamental | |
Glaucia Vargas, Eleni Bisognin |
Formação para o Ensino da Estatística nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil | |
Lucicleide Bezerra da Silva |
As Cores da Estocástica na Infância a Partir da Formação Contínua de Professores que Ensinam Matemática | |
Debora de Oliveira |
Estatística e o Tema Transversal Meio Ambiente | |
Karine Melo |
Atitudes em Relação à Estatística e sua Influência na Escolha Profissional dos Alunos Concluintes do Ensino Médio | |
Cristiane Evangelista |
Recuperação de Conteúdos: uma sequência didática com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação sobre equações de 1º grau | |
Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
Ensinando e Aprendendo Análise Combinatória através da Leitura e Resolução de Problemas e da Construção de Enunciados | |
Tereza Raquel Couto de Lima, Dimas Felipe de Miranda |
Procedimentos de Resolução de Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental em Relação a Problemas de Estruturas Multiplicativas | |
Mariana Lemes de O. Zaran, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
Matemática nos Anos Iniciais: relatos e reflexões | |
Maria Angela Minatel |
Saberes e Competências Necessárias para a Prática Pedagógica Comprometida com a Aprendizagem de Matemática em Tempos de Inclusão: uma experiência de investigação – formação na Amazônia | |
Salete Maria Chalub Bandeira, Evandro Ghedin |
Metacognição na Aprendizagem dos Números Racionais: um olhar sobre o livro didático de matemática do 6° ano. | |
Alexandre Marcelino Lucena |
Ideias e compreensões essenciais ao ensino-aprendizagem de funções e a resolução de problemas | |
Ledevande Martins da Silva |
Os Efeitos da Formação Continuada em Matemática na Prática Docente do Professor das Séries Iniciais | |
Sueli Fanizzi |
Programação Linear no Ensino Básico | |
Tiago Vencato Martins, Luisa Rodriguez Doering |
A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora | |
Crislaine Aparecida Ribeiro Salomao |
O Aluno Surdo, um Cidadão Bilingue: um olhar para a aprendizagem da geometria. | |
Cristina Polito |
Marcas da Divisão: um estudo de caso sobre a aprendizagem da operação de divisão no 4º ano do Ensino Fundamental | |
Michele dos Santos Ferreira |
Buscando a Formação de Alunos Pesquisadores | |
Daniela Cristina Schossler |
O Processo de Leitura e Escrita, Mediado Pela Tecnologia, nas Aulas de Matemática do Ensino Médio | |
Martha Regina Egea Kleine, Celi Espasandin Lopes |
Aspectos do Pensamento Algébrico Evidenciados por Estudantes do 6º Ano em Resoluções de Problemas Não Rotineiros | |
Edilaine Pereira da Silva |
Estudo do Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando a Formulação de Problemas Matemáticos | |
Janaína Cardoso Silva |
O Quadro Valor de Lugar, a Teoria dos Registros de Representações Semióticas e o Sistema de Numeração Decimal: o que sabem os futuros pedagogos? | |
Renato Carneiro da Siva, Paulo Meireles Barguil |
A utilização de Jogos no Estudo de Números e Operações no 2º Ano do Ensino Fundamental | |
Thaís Coelho do Nascimento Silva |
O dispositivo: Educação de Jovens e Adultos | |
Simone Moura Queiroz |
A Atividade de Reflexão no Desenvolvimento Profissional Docente e a Educação Matemática nos Anos Iniciais | |
Diaine Susara Garcez Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
Função polinomial do 2º grau: uma proposta de abordagem para a conversão entre o registro algébrico e o gráfico | |
Edmar Fernandes Madeira |
Um Estudo da Representação de Triângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sob a Luz das Variáveis Didáticas e do Contrato Didático | |
Amanda Barbosa Silva |
O Ensino da Geometria para Alunos com Deficiência Visual | |
Davi Cézar Silva |
A Matemática na Bibliografia dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1937) | |
Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva |
Estado da Arte das Teses e Dissertações Relacionando Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós DCNs para a EJA | |
Emerson da Silva Ribeiro, Marta Maria Pontin Darsie |
Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o Caso das Professoras do CLUMAT | |
Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
Inserindo a Cultura Africana nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG) | |
Fabiana Pereira Oliveira |
Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais | |
Mayara Maia Esteves, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão |
Explorando a Arte da Cantaria nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto | |
Dirceu Cenem dos Santos, Ana Cristina Ferreira |
Primeiros Pensamentos sobre Educação Inclusiva e Educação Matemática: um trabalho colaborativo com professores da Rede Pública de Aroeiras | |
Andréa Andrade Moura, Abigail Fregni Lins |
Um Olhar para os Números Inteiros Relativos com Vistas ao Ensino Fundamental I | |
João Santos |
Por que Ensinar Geometria nos Anos Inicias do Ensino Fundamental? | |
Wagner Aguilera Manoel |
O Efeito Anamorfose e a Educação Matemática: primeiros apontamentos | |
Liliane Silveira Medeiros, Cláudia Regina Flores |
Uma engenharia didática para ensino de Combinatória | |
Ricardo Rodrigues Chilela |
O Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica | |
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros | |
Mirtes Pereira Souza, Vera Helena Giusti Souza |
Temas Interdisciplinares para o desenvolvimento do Currículo de Matemática no Ensino Médio | |
Clarissa de Assis Olgin |
O Ensino de Adição e Subtração dos Números Naturais: uma análise de livros didáticos dos anos iniciais | |
Danielly Regina Kaspary dos Anjos, Marilena Bittar |
Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari | |
Tania Elisa Seibert |
Modos de ser educador matemático no espaço hipermídico | |
Flavio de souza coelho |
A Práxis Pedagógica de um Professor Deficiente Visual: o ensino de álgebra em um curso de licenciatura em matemática | |
Paloma Miranda Gonçalves |
A Resolução de Problemas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: algumas estratégias de ensino | |
Ana Carolina Faustino |
Futuros Professores Aprendendo Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Laura Pippi Fraga |
Teoremas-em-Ação Elaborados por Alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre Ângulos | |
Leonor W. P. Silveira |
O Background e o Foreground de Alunos Jovens e Adultos de um Curso Técnico Integrado | |
Alex Jordane |
A Transposição Didática do Conceito De Função: abordando o processo ensino-aprendizagem dentro de uma visão crítica | |
Edson Alkimim, MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA |
O Currículo de Matemática do Ensino Médio Integrado Profissional: produção de sentidos e significados | |
Anderson Martins Corrêa, Marcio Antonio Silva |
Construindo Significados para o Logaritmo no Contexto de Modelos Referente aos Abalos Sísmicos | |
Augusto Venâncio |
Revisão do Bloco “Explorando Números” por meio de Respostas de Alunos do Proeja-Ifes | |
André Vicente Salazar |
Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o ensino médio | |
Bianca Herreira Capilheira, Luisa Rodriguez Doering |
Aulas de Matemática e a Integração do Laptop no Ensino da Álgebra | |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
A articulação entre os números e as operações, as grandezas e o pensamento geométrico nas Obras dos Acervos Complementares 2010 | |
Andréa Paula Monteiro de Lima, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
Diálogo entre as TIC e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de Matemática: função do 1º grau | |
Elen Priscila Stivam |
O Grau de Dificuldade das Questões de Matemática nas Provas do ENEM, suas Influências no Currículo do Ensino Médio e sua Importância como meio de Acesso ao Ensino Superior | |
Márcio Deleprani |
Considerações sobre o Ensino de Geometria: uma proposta didática com o ambiente LOGO | |
Flávia de Ávila Pereira |
Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio | |
Leonardo Bernardo de Morais |
Textos Matemáticos: produção de problemas multiplicativos por alunos do 4º ano do ensino fundamental | |
Josenir Rodrigues Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
Laboratório de Informática: alegria em tê-lo, desafios e dificuldades em usá-lo | |
Marconi Coelho Santos, Abigail Fregni Lins |
Observações sobre a Prática de Alunos Surdos e suas Estratégias ao se Apropriarem de Materiais Didáticos Concretos e/ou Virtuais Voltados para a Aprendizagem da Geometria | |
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha |
Diferentes Mídias em Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: identificando possibilidades para aprendizagem do Teorema de Pitágoras | |
Pollyanna Fiorizio Sette, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
Um Estudo sobre Semelhança com Alunas do 3º Ano do Ensino Médio da Modalidade Normal através do Aplicativo GeoGebra | |
Juliana Paula Correia, Kátia Maria de Medeiros |
Investigando o potencial de ambientes virtuais de aprendizagem e Screencasts na aprendizagem de funções de duas ou mais variáveis em cursos de Engenharia a distância | |
Sandro Salles Gonçalves |
Educação Matemática e Interdisciplinaridade na UFABC | |
Eliane Cristina da Silva Nascimento |
O Lugar do Vídeo no Discurso Multimodal na Sala de Aula Matemática: o Ponto de Vista dos Alunos | |
Nilton Silveira Domingues |
O Processo de Apropriação de Conhecimentos Matemáticos por Alunos Cegos: um Estudo de Caso | |
Osmar Antônio Cerva Filho |
Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma proposta pedagógica | |
Anágela Cristina Morete Felix |
Um Estudo sobre os Déficits de Aprendizagem Matemática dos Alunos Ingressantes no Curso Superior | |
Wilson de Jesus Masola |
Os Saberes dos Futuros Professores do Curso de Licenciatura em Matemática em Relação à Geometria Espacial | |
Eliza Maria Baptistella Lima, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
A Mediação da Tecnologia para a Construção do Conhecimento Matemático acerca de Funções de Várias Variáveis | |
Fabio Luiz Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
Ensino Médio: uma análise do currículo de matemática sob a perspectiva ontosemiótica | |
Luísa Silva Andrade |
Pensamento Matemático Avançado: um estudo a respeito de transformações lineares | |
Alessandra Senes Marins |
Uma Proposta para o Ensino de Função do 1º grau Articulando os Campos Algébrico e Geométrico | |
Páblo Carcheski de Queiroz, Marilena Bittar |
Possíveis Contribuições de Objetos de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Geometria | |
Renata Ercilia Mendes Nifoci, Celina Abar |
A FORMAÇÃO EM GEOMETRIA EUCLIDIANA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA ESTADUAIS DE SÃO PAULO | |
Gilmer Jacinto Peres |
O SuperLogo como Ferramenta para o Ensino de Geometria. | |
Silvio Brito Marcelino |
O Relatório de Reflexão Sobre os Erros Cometidos em Prova Escrita de Matemática como Estímulo à Metacognição | |
André Gustavo Silva |
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática | |
Laís Cristina Viel Gereti |
O Aluno com Baixo Desempenho e a Avaliação em Matemática: representações e sentidos | |
Maria Joseane Teixeira |
Intervenções sobre a própria prática: utilizando o blog como recurso didático em sala de aula de Matemática | |
Nadia Helena Braga |
As Diversas Possibilidades de Representações Matemáticas: considerações sobre o seu uso no ensino e na aprendizagem | |
Mariana Moran Moran Barroso |
A Expressão no Ciberespaço: experiências vividas com a Matemática | |
Miliam Juliana Alves Ferreira |
Visualização em Geometria | |
Camila Molina Palles |
Utilizando a Modelagem Matemática no Processo de Ensino para a Aprendizagem de Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental: um estudo sob uma perspectiva sócio-crítica de Educação Matemática | |
Laércio Conceição Pedrosa Nogueira |
Construção e Interpretação de Gráficos com o Uso de Softwares no Ensino de Cálculo: trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais | |
Márcio Augusto Ricaldoni |
Mapas Conceituais Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral | |
Naíma Soltau Ferrão, Ana Lúcia Manrique |
Modelagem Matemática Gráfica: motivação para estudar geometria | |
Nara Silvia Zukauskas |
O Papel de um Software em uma Abordagem Pedagógica para Alunos de Biologia: transformando limitações em possibilidades | |
Débora da Silva Soares |
Um Panorama da Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: a perspectiva de David Tall | |
Marcio Vieira Almeida |
Ensino e Aprendizagem do Cálculo na Engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs | |
Eloiza Gomes |
A Participação dos Alunos em “Cenários para Investigação” com Modelagem Matemática: fatores que influenciam a “aceitação do convite” | |
Neil da Rocha Canedo Jr, Marco Aurélio Kistemann Junior |
Uma proposta de ensino para o conceito de derivada | |
Douglas Paes Mação |
Modelagem Matemática: relatos de professores de matemática do município de Curitiba | |
Angela Afonsina Souza Barbosa |
Atividades Investigativas Centradas no Estudo de Funções: exploração de conceitos do Cálculo | |
Rieuse Lopes Pinto |
Uma proposta para o ensino de Modelagem Matemática no curso de licenciatura em matemática da UEPB | |
Érick Macedo Carvalho, Rômulo Marinho do Rêgo |
Uso de Ferramentas de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Matemática | |
Luciana Caroline Kilpp Fernandes, Maria Madalena Dullius |
Concepções Metodológicas para o uso de Jogos Digitais Educacionais nas Práticas Pedagógicas de Matemática no Ensino Fundamental | |
Cristian Douglas Poeta |
As Tintas das Práticas Avaliativas de Professores de Matemática em Turmas de Ensino Médio | |
Célia Maria Espasandin Lopes, Celi Espasandin Lopes |
Uma Investigação a Respeito dos Enunciados das Questões de Provas de Matemática dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental | |
Ademir Pereira Junior |
Episódios da Correção de uma Prova de Matemática | |
Marco Gonzalez Moraes |
Desenvolvimento do Perfil Investigador na Formação do Licenciando em Matemática | |
Celina Amelia Silva |
Cenários para Investigação Matemática como Atividade: possibilidades de sintonia entre motivo e objeto | |
Edmilson Minoru Torisu |
Explicitação e Análise de Conhecimentos Matemáticos | |
Patrícia Lima Tôrres |
Implicações da Concepção Prático-utilitarista da Matemática | |
Evandro dos Santos Paiva Feio |
A Interação da Modelação com as TIC: uma análise no interesse dos estudantes em aprender matemática | |
Alexandre Leiria Machado |
Avaliação e Análise de Erros como Oportunidade de Aprendizagem | |
Adriana Quimentão Passos |
Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais em Avaliações Externas | |
Rosivaldo Severino Santos, Tânia Maria Mendonça Campos |
Uma Perspectiva Fenomenológica da Educação Matemática no Brasil | |
Jamur Andre Venturin |
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática Sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica | |
Nilson de Matos Silva |
Do Paradoxo de Zenão aos Sentidos e Significados de Conceitos Matemáticos | |
Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Michael Friedrich Otte |
Um Olhar para o Processo de Matematizar de Alunos do Ensino Fundamental II | |
Rodrigo Camarinho de Oliveira |
Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental | |
Cláudio Roberto Cavalcanti da Fonseca |
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação no Ensino de Funções: Considerações Sobre a Pesquisa de Campo Realizada | |
Neuber Silva Ferreira |
Uma terapia filosófica da expressão Projeto Minerva: para outros modos de realizar uma revisão de literatura | |
Thiago Pedro Pinto |
Prova em Fases e Formação de Professores que Ensinam Matemática | |
Magna Natalia Marin Pires, Regina Luzia Corio de Buriasco |
O Método Investigativo Peirceano: uma Possibilidade para a Compreensão e Construção de Conhecimentos Matemáticos | |
Jesaías Souza |
Práticas Algébricas no Contexto da Modelagem Matemática: um Olhar Histórico-Cultural | |
Fabian Balvin |
Modelagem Matemática e Funções no Ensino Médio: uma proposta de ensino | |
Marcio Alexandre Siqueira, Marcio Alexandre Siqueira |
O Letramento Profissional do Professor de Matemática | |
Jane Carmem Magalhães |
Educação matemática, Letramentos e Surdez: um Diálogo Necessário | |
Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho |
Administração de uma Propriedade Agropecuária: uma proposta de ensino através da modelagem matemática | |
Thiago Troina Melendez |
Um projeto de Leibniz: a criação de uma língua universal | |
Carmen Rosane Pinto Franzon |
Uma Investigação Sobre o Ensino de Matemática no processo de nacionalização do ensino em São Mateus do Sul, Paraná | |
Rosane Sousa Staniszewski |
Histórias sobre a Formação de Professores de Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul | |
Carla Regina Mariano da Silva |
A Matemática da Pintura: análise de uma proposta de ensino desenvolvida em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG) | |
Alessandra Pereira Silva, Ana Cristina Ferreira |
A Matemática da Pedagogia e as Disciplinas Complementos de Matemática e Estatística Educacional | |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Wagner Rodrigues Valente |
Reflexões Iniciais Acerca da Circulação das Obras de Dewey e Thorndike e a Educação Matemática | |
Rafaela Silva Rabelo |
A Resolução de Problemas na Escola Primária em Tempos de Escolanovismo | |
Wellington Pereira das Virgens |
A História da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná: uma trajetória permeada por permanências e rupturas | |
Marlos Gomes de Albuquerque, José Luiz Magalhães de Freitas |
A Matemática Moderna e o Ginásio Vocacional “Oswaldo Aranha”: seus agentes e suas relações | |
Mário Eduardo Marques Fernandes |
Apropriações do Movimento Escolanovista para o ensino da Matemática em Escolas Normais | |
Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva |
A Emergência da Educação Matemática enquanto Campo de Pesquisa Autônomo e Jogos Discursivos Bélicos | |
Julio Faria Corrêa |
Simetria de Reflexão: uma situação de aprendizagem colaborativa à distância | |
Mirella Cysneiros |
O Ensino dos Números Complexos numa Perspectiva Histórica: de Tartaglia ao Uso das TICs | |
Cláudia Rosana Caldeira |
A Formação pelo Método: materiais didáticos para ensinar Matemática na formação do professor do ensino primário em Santa Catarina | |
Rosangela Kirst Silveira, Claudia Regina Flores, David Antonio da Costa |
História da Educação Matemática de Mato Grosso: a trajetória do Ensino de Matemática no Município de Juara/MT nas décadas de 70 a 80 do século XX a partir da Escola Estadual Oscar Soares | |
Reginaldo José Santos |
Representação Semiótica no Plano Cartesiano: estudo do trânsito entre registros de representações matemáticas | |
Afranio Austregesilo Thiel |
O Ensino da Matemática nas Escolas Luteranas no Início da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul | |
Malcus Cassiano Kuhn |
Investigando o Ensino da Geometria nos Anos Iniciais da Educação Básica, a Partir de um Processo de Formação Continuada | |
Maria Elaine dos Santos Soares |
A Educação Matemática nas Escolas Jesuítas na Região Sul do Brasil nos Séculos XIX e XX | |
Silvio Luiz Martins Britto |
A formação cultural do professor de matemática na Universidade Federal de Goiás: um estudo caso em diferentes contextos de formação | |
Barcelos Souza Barcelos Souza |
Projetos de Trabalho: uma proposta para o ensino de Matemática | |
Valmir Ninow |
Uma Abordagem Histórica das Anomalias e o Desenvolvimento da Compreensão Matemática no Campo da Geometria Não-Euclidiana. | |
Anna Karla Silva do Nascimento |
Aliança entre História da Matemática e o Uso de Softwares: levantamento dos trabalhos apresentados em eventos de educação matemática | |
José Damião Souza de Oliveira |
A Geometria do Curso Primário e a Pedagogia da Escola Ativa | |
Claudia Regina Boen Frizzarini |
Geometria: identificando as vertentes norteadoras das práticas no Ensino Fundamental | |
Vanderlei Adriano Petry |
Leitura, Interpretação e a Resolução de Problemas em Matemática no Contexto do Exame Nacional do Ensino Médio | |
Vânia Gomes da Silva Ribeiro |
A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos | |
Lucas Vanini |
Grandeza Tempo: convergência entre Atividades de Livros Didáticos para Alfabetização Matemática e Documentos Curriculares Oficiais Brasileiros | |
Julia Calheiros Cartela de Araujo, Rosinalda Aurora de Melo Teles |
O uso de Atividades com-Calculadora-HP50g na Produção do Conhecimento Matemático | |
Madalena da Rocha Pietzsch, Mauricio Rosa |
Instrumentos Virtuais de Desenho e a Argumentação em Geometria | |
Fábio Luiz Fontes Martins |
As Práticas de Ensino de Matemática da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro: narrativas e crônicas das experiências de gestores e professores de Matemática no período de 1986 a 2006 | |
Edna Sakon Banin |
Sobre a Produção de Significados dos Alunos do Curso de Administração na Disciplina Matemática Financeira | |
Dejair Frank Barroso |
Aprendizagem Significativa de Equações do 1o Grau: um estudo de caso com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental | |
Viviane Beatriz Hummes |
Delineamento da pesquisa: professores do Ensino Fundamental - multiplicação e divisão de números racionais. | |
Mariana Campioni Morone Cardoso |
Formação de Professores dos Anos Iniciais: (re)construção de conceitos de geometria plana com o software Klogo | |
Luana Quadrini, Suely Scherer |
Conhecimento Profissional Docente: o caso das estruturas multiplicativas | |
Edvonete de Souza Alencar |
Aulas de Matemática: e o comprometimento do aluno? | |
Lenice Mirandola da Rocha |
Os trabalhos nos Encontros Nacionais de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e Educação Ambiental no Período de 2001-2010 | |
Wilson Santana Cunha |
Estilos de Aprendizagem e Materiais Didáticos nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: novas perspectivas de ensino | |
Isaías Pessoa Silva |
Conhecimento Profissional Docente Sobre o Campo Aditivo: uma investigação em um processo formativo | |
Valdir Amancio Valdir, Angelica da Fontoura Garcia Silva |
Concepções de Professores Formadores sobre o Uso da História da Matemática nos Cursos de Formação de Professores de Matemática | |
Alexsandro Coelho Alencar, Rômulo Marinho do Rêgo |
Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático | |
Dierson Dierson Carvalho |
A criação de alegorias de carnaval: das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição | |
Zulma Elizabete de Freitas Madruga |
Modelagem Matemática Gráfica: estímulo ao senso criativo de estudantes do Ensino Fundamental | |
Elisa Maria Almeida Brites |
Educação Estatística na Formação Profissional do Professor de Matemática na Universidade | |
Márcia Rodrigues Luiz da Silva |
História da Matemática como Instrumento Didático para Aprendizagem do Conceito da Grandeza e de Medida de Área no Quinto Ano do Ensino Fundamental | |
Edilene Simões Costa Dos Santos |
As práticas de si no contexto da Educação Matemática | |
Michela Tuchapesk da Silva Tuchapesk |
Formação dos Professores de Licenciatura em Matemática da UFGD : um olhar a partir da historiografia | |
Cintia Togura Faoro |
Design Instrucional de um Aplicativo para a M-Learning no contexto da Educação Matemática: o processo | |
Fabiana Alves Diniz de Moura, Maurício Rosa |
Matemática no Ensino Médio e o Novo ENEM: estudo em escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR | |
José Augusto Ximenes Neto, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-consumidores | |
Marco Aurélio Kistemann |