Papers
Um Estudo sobre Contribuições de Noções de Topologia Geométrica para um Grupo de Mestrandos | |
Erilúcia Souza da Silva |
Mapeando as Pesquisas sobre Estágio Supervisionado em Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil | |
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
Estágio Supervisionado: um Espaço de Apropriação do Planejamento como Elemento Organizador da Atividade Pedagógica | |
Marta Silva |
As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana | |
Leandro Ferreira Silva, Josinalva Estacio Menezes |
O Professor como Produtor de Saberes na Ação Pedagógica | |
Débora Cristina Santos |
Tendências em Educação Matemática em alguns cursos de Licenciatura em Matemática | |
Isis França Gonçalves Siebra |
Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos | |
Cristiano Silva Anjos, Marcio Antonio Silva |
Formação de Professores de Matemática: a relação do professor com saberes matemáticos e os conhecimentos mobilizados em suas práticas | |
Itamar Miranda da Silva, Tadeu Oliver Gonçalves |
Discutindo a Formação de Professores no Clube de Matemática | |
Rafael Siqueira Silva, Wellington Lima Cedro |
A História Oral como uma Abordagem Didático-Pedagógica na Disciplina Política Educacional Brasileira de um Curso de Licenciatura em Matemática | |
Vinícius Sanches Tizzo, Heloisa da Silva |
Formação de Professores dos Anos Iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração. | |
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva |
Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar | |
Danielli Ferreira Silva |
Análise de Vídeos, uma Experiência em b-learning: formando a competência de “observar com sentido” | |
Lucas Gabriel Seibert |
Matemática Online e Pensamento Coletivo: uma Abordagem Expansiva para Análise de Dados | |
Daise Lago Pereira Souto |
Trigonometria no Triângulo Retângulo: um estudo com base nas situações didáticas e na construção de conceitos | |
Paulo Roberto dos Santos, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
Formação Continuada em Serviço e Integração da Lousa igital em Aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | |
Sérgio Freitas Carvalho, Suely Scherer |
Uma Investigação sobre a Mobilização de Conhecimentos Matemáticos no Ensino de Física | |
Reinaldo Rodrigues Silva, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
Contextualização no Ensino da Matemática: uma Análise de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental | |
Naiara Fonseca de Souza, Marilena Bittar |
Um estudo com professores do Ensino Médio sobre Função Modular por meio de Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica | |
Helena Tavares de Souza |
As Operações com Números Naturais e Alunos em Dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental | |
Natália Coelho Soares |
Significados e Representações dos Números Racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM | |
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Maria Lins Santiago, Marcelo Câmara dos Santos |
A Regra de Três e o Principio da Proporcionalidade | |
Denivaldo Pantoja da Silva, Renato Borges Guerra |
Um Estudo das Dissertações Brasileiras que Tratam dos Erros e Dificuldades dos Alunos no Ensino da Álgebra Elementar | |
Sueli Prazeres Santos |
Uma Experiência com Corrida de Carrinhos para o Aprendizado no 9º Ano do Ensino Fundamental | |
Alessandra Fonseca Moreira dos Santos |
Uso e Percepção das Tic por Professores de Ciências e Matemática do Ensino Médio de Escolas Particulares da Cidade de Campinas | |
Luis Ricardo Sarti |
Razão Áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental | |
Alexandre Souza, Maria do Carmo Vila |
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos na sala de aula | |
Tarcisio Rocha Santos, Paula Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima |
O Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática a Distância: um estudo do Sistema UAB | |
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
Formação para o Ensino da Estatística nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil | |
Lucicleide Bezerra da Silva |
A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora | |
Crislaine Aparecida Ribeiro Salomao |
Buscando a Formação de Alunos Pesquisadores | |
Daniela Cristina Schossler |
Aspectos do Pensamento Algébrico Evidenciados por Estudantes do 6º Ano em Resoluções de Problemas Não Rotineiros | |
Edilaine Pereira da Silva |
Estudo do Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando a Formulação de Problemas Matemáticos | |
Janaína Cardoso Silva |
A utilização de Jogos no Estudo de Números e Operações no 2º Ano do Ensino Fundamental | |
Thaís Coelho do Nascimento Silva |
A Atividade de Reflexão no Desenvolvimento Profissional Docente e a Educação Matemática nos Anos Iniciais | |
Diaine Susara Garcez Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
Um Estudo da Representação de Triângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sob a Luz das Variáveis Didáticas e do Contrato Didático | |
Amanda Barbosa Silva |
O Ensino da Geometria para Alunos com Deficiência Visual | |
Davi Cézar Silva |
A Matemática na Bibliografia dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1937) | |
Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva |
Explorando a Arte da Cantaria nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto | |
Dirceu Cenem dos Santos, Ana Cristina Ferreira |
Um Olhar para os Números Inteiros Relativos com Vistas ao Ensino Fundamental I | |
João Santos |
Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros | |
Mirtes Pereira Souza, Vera Helena Giusti Souza |
Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari | |
Tania Elisa Seibert |
Teoremas-em-Ação Elaborados por Alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre Ângulos | |
Leonor W. P. Silveira |
O Currículo de Matemática do Ensino Médio Integrado Profissional: produção de sentidos e significados | |
Anderson Martins Corrêa, Marcio Antonio Silva |
Revisão do Bloco “Explorando Números” por meio de Respostas de Alunos do Proeja-Ifes | |
André Vicente Salazar |
Aulas de Matemática e a Integração do Laptop no Ensino da Álgebra | |
Fernanda Elisbão Silva de Souza |
Diálogo entre as TIC e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de Matemática: função do 1º grau | |
Elen Priscila Stivam |
Textos Matemáticos: produção de problemas multiplicativos por alunos do 4º ano do ensino fundamental | |
Josenir Rodrigues Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
Laboratório de Informática: alegria em tê-lo, desafios e dificuldades em usá-lo | |
Marconi Coelho Santos, Abigail Fregni Lins |
Diferentes Mídias em Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: identificando possibilidades para aprendizagem do Teorema de Pitágoras | |
Pollyanna Fiorizio Sette, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
O Relatório de Reflexão Sobre os Erros Cometidos em Prova Escrita de Matemática como Estímulo à Metacognição | |
André Gustavo Silva |
O Papel de um Software em uma Abordagem Pedagógica para Alunos de Biologia: transformando limitações em possibilidades | |
Débora da Silva Soares |
Modelagem Matemática: relatos de professores de matemática do município de Curitiba | |
Angela Afonsina Souza Barbosa |
Desenvolvimento do Perfil Investigador na Formação do Licenciando em Matemática | |
Celina Amelia Silva |
Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais em Avaliações Externas | |
Rosivaldo Severino Santos, Tânia Maria Mendonça Campos |
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática Sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica | |
Nilson de Matos Silva |
Do Paradoxo de Zenão aos Sentidos e Significados de Conceitos Matemáticos | |
Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Michael Friedrich Otte |
O Método Investigativo Peirceano: uma Possibilidade para a Compreensão e Construção de Conhecimentos Matemáticos | |
Jesaías Souza |
Modelagem Matemática e Funções no Ensino Médio: uma proposta de ensino | |
Marcio Alexandre Siqueira, Marcio Alexandre Siqueira |
Uma Investigação Sobre o Ensino de Matemática no processo de nacionalização do ensino em São Mateus do Sul, Paraná | |
Rosane Sousa Staniszewski |
A Matemática da Pintura: análise de uma proposta de ensino desenvolvida em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG) | |
Alessandra Pereira Silva, Ana Cristina Ferreira |
A Matemática da Pedagogia e as Disciplinas Complementos de Matemática e Estatística Educacional | |
Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Wagner Rodrigues Valente |
Apropriações do Movimento Escolanovista para o ensino da Matemática em Escolas Normais | |
Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva |
A Formação pelo Método: materiais didáticos para ensinar Matemática na formação do professor do ensino primário em Santa Catarina | |
Rosangela Kirst Silveira, Claudia Regina Flores, David Antonio da Costa |
História da Educação Matemática de Mato Grosso: a trajetória do Ensino de Matemática no Município de Juara/MT nas décadas de 70 a 80 do século XX a partir da Escola Estadual Oscar Soares | |
Reginaldo José Santos |
Formação de Professores dos Anos Iniciais: (re)construção de conceitos de geometria plana com o software Klogo | |
Luana Quadrini, Suely Scherer |
Estilos de Aprendizagem e Materiais Didáticos nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: novas perspectivas de ensino | |
Isaías Pessoa Silva |
Conhecimento Profissional Docente Sobre o Campo Aditivo: uma investigação em um processo formativo | |
Valdir Amancio Valdir, Angelica da Fontoura Garcia Silva |