Última alteração: 07-04-2016
Resumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome de Susac (SS) pode ser definida como uma endoteliopatia imuno-mediada que afeta a microcirculação do cérebro, caracterizada por uma tríade clínica composta por encefalopatia, oclusão da artéria da retina e perda auditiva neurossensorial. Acomete principalmente mulheres jovens, com início na infância até a idade adulta. Os pacientes com SS comumente apresentam-se com tônus muscular espástico, hemiparesias e tetraparesias espásticas, alterações sensoriais, ataxia, déficits de equilíbrio, coordenação e marcha, dentre outros. OBJETIVO: Este estudo teve por objetivo verificar o impacto da intervenção baseada em realidade virtual sobre a funcionalidade e o equilíbrio de uma jovem portadora da Síndrome de Susac. Trata-se de um relato de caso onde será proposto um protocolo de reabilitação fisioterapêutica com duração de 16 sessões, com a utilização do videogame Xbox Kinect (jogo Kinect Adventures!), duas vezes por semana, com duração de 45 minutos cada. Será realizada avaliação da funcionalidade por meio da escala MIF e do equilíbrio através das escalas de Berg e Tinetti. As avaliações serão realizadas pré-intervenção, após 8 sessões e ao final das 16 sessões. RESULTADOS: Os movimentos proporcionados pelos videogames interativos podem ser úteis para melhorar a disposição e a motivação para a prática da reabilitação, bem como para a recuperação da autoestima destes pacientes.Estudos realizados com pacientes encefalopatas demonstraram melhoras significativas nos domínios permanentes da função motora após a intervenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se que a fisioterapia possua importante papel no tratamento de pacientes com SS, pois a inatividade física decorrente das limitações de mobilidade em pacientes neurologicamente comprometidos, aumentam o risco de problemas secundários como a dor, úlceras de pressão, fadiga e depressão, bem como a funcionalidade e consequentemente qualidade de vida. Devido ao fato da doença acometer comumente pacientes jovens, a terapia por meio da realidade virtual pode apresentar-se como uma alternativa efetivamente positiva para a reabilitação destes pacientes.