Última alteração: 07-04-2016
Resumo
INTRODUÇÃO: Os protocolos assistenciais são elaborados com o intuito de melhorar a assistência prestada ao cliente em seus vários níveis de complexidade1. Estes devem ser elaborados quando surge uma necessidade de padronização de determinado assunto, que envolve uma tarefa. Ele deve ser revisado e atualizado, coordenado por alguém, poderá receber sugestões de modificações sempre que necessário1. OBJETIVO: Proporcionar a padronização, segurança e respaldo na tríade: empresa, cliente, funcionário. METODOLOGIA: foi realizada uma pesquisa documental, ou seja, foi avaliado documentos utilizados na Unidade Centro Cirúrgico referente a padronização do atendimento ao paciente pós-operatório encaminhado para Unidade de terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Ulbra/Mãe de Deus Canoas. RESULTADOS: com os estudos documentais e observou-se a necessidade de um complemento para este paciente. Primeiramente foi criado um protocolo, com posterior check list, contendo itens necessários para proporcionar ao cliente a segurança necessária dentre as suas particularidades e um maior respaldo ao profissional que está desempenhando a função desse encaminhamento para a UTI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Este protocolo irá preencher uma lacuna relacionada à padronização de informações sobre o cliente, o qual está sendo direcionado de uma unidade crítica para outra de igual forma. Nesse sentido, a necessidade de maior conhecimento sobre os fatos ocorridos na unidade de origem e respaldo tanto para o enfermeiro que irá direcionar o paciente, como o que irá receber.