Última alteração: 10-10-2017
Resumo
INTRODUÇÃO: A atuação fonoaudiológica em hospitais é recente. O aumento da demanda de pacientes com alterações fonoaudiológicas no ambiente hospitalar torna necessária a presença deste profissional nas equipes multiprofissionais, bem como um serviço estruturado para atender as necessidades. A gestão do serviço e dos processos assistenciais, como políticas, normas, fluxos de atendimentos e rotinas são de extrema importância na condução dos setores, devendo levar em consideração os mapeamentos dos processos, normatizações e padronizações das práticas, bem como a importância de cada colaborador para melhor andamento das rotinas assistenciais. OBJETIVO: Assim sendo, este trabalho tem por objetivo relatar a experiência na gestão de um serviço de Fonoaudiologia em hospital de grande porte. MÉTODO: Trata-se de uma entrevista, com o relato de experiência da gestora do serviço de Fonoaudiologia em um hospital universitário, buscando conhecer o gerenciamento do serviço, o mapeamento dos atendimentos, a gestão das equipes e os fluxos de atendimentos. RESULTADOS: O serviço é composto por oito fonoaudiólogas contratadas e duas fonoaudiólogas residentes; deste modo, a atuação é divida em Saúde Auditiva, incluindo triagem, avaliação, diagnóstico, protetização e terapia de adultos e crianças; e Fonoaudiologia Hospitalar, com atendimento a beira do leito, tendo como foco avaliação e terapia de linguagem e disfagia de adultos e crianças hospitalizados, com as mais variáveis sequelas. Os fluxos de atendimento ocorrem conforme demanda, sendo que o serviço de Saúde Auditiva é referência para o estado e atende 165 novos pacientes por mês, encaminhados pela Secretaria Estadual de Saúde, além dos pacientes que já estão em acompanhamento; para os atendimentos a beira do leito, os fluxos acontecem de acordo com a demanda das equipes médica, de nutrição e de enfermagem, sendo acompanhados, em média, 100 pacientes por mês. Importante ressaltar que o setor de Fonoaudiologia Hospitalar foi iniciado em 2014, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, que tem polo de atuação no hospital; assim, é um serviço que ainda está em processo de estruturação, mas tem papel importante na recuperação dos pacientes acompanhados. CONCLUSÃO: Um setor bem organizado, com gestão qualificada e com colaboradores que agregam à prática do serviço, possibilita que as rotinas ocorram a contemplar as metas e os objetivos de forma segura e humanizada, visando o melhor RESULTADOS esperado para cada paciente.