Última alteração: 10-10-2017
Resumo
INTRODUÇÃO: A comunicação efetiva é fundamental em todas as etapas do processo de enfermagem. O ser humano quando afetado por uma enfermidade torna-se mais vulnerável, razão pela qual deve ser atendido com um olhar diferenciado, baseado na atenção e respeito. E, para que exista uma aproximação adequada que possibilite a comunicação efetiva, o enfermeiro deve saber se comunicar. Sabe-se que a chegada de uma pessoa ao Centro Cirúrgico, é sempre precedida de ansiedade que pode ser enfrentada através da comunicação efetiva. OBJETIVOS: Ressaltar a importância da Comunicação entre enfermeiro e seu cliente durante o perioperatório. MÉTODOS: A busca pelas bibliografias foi realizada em Outubro do ano de 2015 nas bases de dados eletrônicos BVS, IBICT e Scielo, utilizando os termos Comunicação na enfermagem e Comunicação no Centro Cirúrgico. Após o levantamento de artigos nacionais e avaliação foram escolhidos os artigos que abordavam a Comunicação entre enfermeiro e o cliente como tema principal. RESULTADOS: Na maioria dos casos a hospitalização é vivenciada como uma situação de estresse que exige um enfrentamento individualizado. A comunicação tem demonstrado grande importância neste aspecto pois, diminuindo o desconhecimento do cliente referente ao procedimento ele passa a ser atuante no plano de cuidados, tornando a internação menos estressante. Porém se verificou que estas orientações são oferecidas de maneira rápida e com intenso fluxo de informações, impossibilitando que o cliente assimile as informações e pergunte. Sendo enfermeiro diretamente ligado a educação em saúde depende de estabelecer uma suficiente para comunicação que possibilite o sucesso do seu plano de cuidados. CONCLUSÃO: Apesar da existência de estudos abordando a importância da comunicação, foi possível observar que nas unidades de Saúde não existe uma comunicação efetiva entre o enfermeiro e seu cliente, ficado evidente que quanto mais esclarecido o cliente estiver mais colaborativo será no perioperatório. Cabe ressaltar que antes de implementar qualquer plano assistencial é necessário o esclarecimento de qualquer dúvida do cliente e a valorização da sua cultura e opinião, saber ouvi-lo e aproveitar o tempo da internação para a prática de aprendizagem de educação em saúde.