Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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As contribuições da Psicomotricidade para a abordagem fisioterapêutica no atendimento em grupo de crianças com diagnóstico de Autismo no CIEPRE na ULBRA/ Canoas- RS
Rivian Gomes, Beatriz Junqueira Pereira Paim, Ivan Antonio Basegio

Última alteração: 12-09-2016

Resumo


O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, considerado uma síndrome neuropsiquiátrica, o qual para ser diagnosticado, é necessário o comprometimento de três áreas de funcionamento cerebral: interação social; comunicação; comportamentos repetitivos com interesses restritos. Objetivo: demonstrar as contribuições da Psicomotricidade para a abordagem fisioterapêutica no atendimento em grupo de crianças com diagnóstico de Autismo. A pesquisa foi observacional qualitativa descritiva do tipo estudo de caso com duas crianças com idade de 10 e 11 anos com diagnóstico de Autismo que frequentam o Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE). A observação participante do tipo semi-dirigida foi realizada durante 7 sessões de Psicomotricidade. Instrumentos utilizados foram: o diário de campo e a Observação Participante do tipo semi-dirigida, categorizada e analisada através da Análise de Conteúdo de Bardin. A principal contribuição observada para a abordagem fisioterapêutica foi a maneira como o estagiário se dirigia a criança, utilizando o brincar, convidando-a, interrogando-a, dando sentido e significado a cena terapêutica. Assim, a criança consegue expressar seus sentimentos, desejos e emoções. No estudo foi demostrado que o tratamento não é centrado somente no aspecto orgânico, mas também no subjetivo, considerando o sujeito na integralidade.

Palavras – Chaves: Autismo, psicomotricidade, transtorno no desenvolvimento.


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