Última alteração: 15-09-2016
Resumo
BASEGIO, Ivan Antonio1; ENCARNAÇÃO, Jacicléia Storki2; SANTOS, Paola Ferreira dos3; VARGAS, Aline Roberta4; GONZAGA, Débora Lopes Leal5;FRANCO, Rebecca Moreira6;SCHERER, Fabiane7; BARBOSA, Mariany Souza8; BENITTES, Tito de Souza9.
Palavras - Chave: Capoeira. Educação Física. Recreação.
O projeto “Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão” está vinculado ao Curso de Educação Física e atua na organização e desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas, danças e lutas. Estas ações são desenvolvidas pelos alunos do referido curso, sob a orientação de um professor da Universidade. Tem como objetivo incentivar e qualificar a cultura do movimento da população escolar que frequenta a educação básica. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física. O referido trabalho procura promover e divulgar a capoeira como instrumento de transformação social, resgatando a autoestima, a formação da cidadania, a autonomia e a criticidade, através de uma prática educativa, recreativa, cultural e artística. A Capoeira como ferramenta pedagógica, visa elevar e valorizar a cultura afro brasileira através da arte popular de movimento e contribuir para o desenvolvimento integral da população escolar. O atendimento é realizado dentro de uma abordagem recreativa e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir de atividades recreativas, jogos e brincadeiras, procurando sempre valorizar o outro, pois o jogo da capoeira contempla a troca de conhecimentos e o diálogo corporal. Os atendimentos são realizados nas dependências do curso de Educação Física da ULBRA/CANOAS, atendendo 60 alunos, com um encontro semanal e duração de 1h30min cada aula, totalizando cerca de 2.400 atendimentos no ano de 2015. Dentre as atividades desenvolvidas citamos: rodas cantadas, dinâmicas de musicalidade, brincadeiras dirigidas, contação de histórias, vivências da capoeira, samba de roda e maculelê. O projeto apresenta um alto grau de significância, pois a capoeira é uma atividade que além de contemplar o lazer popular, contribui no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo e cognitivo, sendo um elo de transversalidade. Nunca esquecendo a vocação da Universidade Luterana do Brasil em intervir na comunidade local com responsabilidade social. Destacamos também a excelente oportunidade que os acadêmicos dos cursos de Graduação têm para colocar em prática os conhecimentos gerados em sala de aula, proporcionando a articulação entre teoria e prática, associando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão.
________________________
1ProfºMs. Cursos de Educação Física e Pedagogia e Coordenador do Projeto Recreação e o Esporte/ULBRA-CANOAS.(ibasegio@yahoo.com.br)
2Assistente Social-ULBRA/CANOAS(jacicleia@gmail.com)
3,4,5 Acadêmico(a) do Curso de Ed.Física e Voluntária no Projeto Recreação e o Esporte Escolar da ULBRA.(paoola_wq@hotmail.com.br),(liner_vargas@hotamil.com),(debora-leall@hotmail.com),(rebeccamfranco@hotmail.com)
6,7,8Acadêmico(a) do Curso de Ed. Física-ULBRA/CANOAS-Bolsistas - Projeto Recreação e o Esporte Escolar.(fabyscherer@gmail.com),(marianysousabarbosa@yahoo.com.br), (luetito@gmail.com).
Referências: MURCIA. J. A.M.Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.