Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
A CAPOEIRA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO.
Mariany Souza Barbosa, Ivan Antonio Basegio, Jacicleia Storki da Encarnação, Paola Ferreira dos Santos, Aline Roberta Vargas, Debora Lopes Leal Gonzaga, Rebecca Moreira Franco, Fabiane Scherer, Tito de Souza Benittes

Última alteração: 15-09-2016

Resumo


BASEGIO, Ivan Antonio1;  ENCARNAÇÃO, Jacicléia Storki2; SANTOS, Paola Ferreira dos3; VARGAS, Aline Roberta4; GONZAGA, Débora Lopes Leal5;FRANCO, Rebecca  Moreira6;SCHERER, Fabiane7; BARBOSA, Mariany Souza8;  BENITTES, Tito de Souza9.

Palavras - Chave: Capoeira. Educação Física. Recreação.

 

O projeto “Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão” está vinculado ao Curso de Educação Física e atua na organização e desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas, danças e lutas. Estas ações são desenvolvidas pelos alunos do referido curso, sob a orientação de um professor da Universidade. Tem como objetivo  incentivar e qualificar a cultura do movimento da população escolar que frequenta a educação básica. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física. O referido trabalho procura promover e divulgar a capoeira como instrumento de transformação social, resgatando a autoestima, a formação da cidadania, a  autonomia e a criticidade,  através de uma prática educativa, recreativa, cultural e artística. A Capoeira como ferramenta pedagógica, visa elevar e valorizar a cultura afro brasileira através da arte popular de movimento e contribuir  para o desenvolvimento integral da população escolar. O atendimento é realizado dentro de uma abordagem recreativa e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir de atividades recreativas, jogos e brincadeiras, procurando sempre valorizar o outro, pois o jogo da capoeira contempla a troca de conhecimentos e o diálogo corporal. Os atendimentos são realizados nas dependências do curso de Educação Física da ULBRA/CANOAS, atendendo 60 alunos, com um encontro semanal e duração de 1h30min cada aula, totalizando cerca de 2.400 atendimentos no ano de 2015. Dentre as atividades desenvolvidas citamos: rodas cantadas, dinâmicas de musicalidade, brincadeiras dirigidas, contação de histórias, vivências da capoeira, samba de roda e maculelê. O projeto apresenta um alto grau de significância, pois a capoeira é uma atividade que além de contemplar o lazer popular, contribui no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo e cognitivo, sendo um elo de transversalidade. Nunca esquecendo a vocação da Universidade Luterana do Brasil em intervir  na comunidade local com responsabilidade social. Destacamos também a excelente oportunidade que os acadêmicos dos cursos de Graduação têm para colocar em prática os conhecimentos gerados em sala de aula, proporcionando a articulação entre teoria e prática, associando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

________________________

1ProfºMs. Cursos de Educação Física e Pedagogia e Coordenador do Projeto Recreação e o Esporte/ULBRA-CANOAS.(ibasegio@yahoo.com.br)

2Assistente Social-ULBRA/CANOAS(jacicleia@gmail.com)

3,4,5 Acadêmico(a) do Curso de Ed.Física e Voluntária no Projeto Recreação e o Esporte Escolar da ULBRA.(paoola_wq@hotmail.com.br),(liner_vargas@hotamil.com),(debora-leall@hotmail.com),(rebeccamfranco@hotmail.com)

6,7,8Acadêmico(a) do Curso de Ed. Física-ULBRA/CANOAS-Bolsistas - Projeto Recreação e o Esporte Escolar.(fabyscherer@gmail.com),(marianysousabarbosa@yahoo.com.br), (luetito@gmail.com).

 

Referências: MURCIA. J. A.M.Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

 


Texto completo: PDF