Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DA DANÇA
Marcelo Dalbosco, Ivan Antonio Basegio, Beatriz Paim, Paola Ferreira dos Santos, Aline Roberta Vargas, Vitória Teixeira de Araujo, Raissa Pruença Figueiredo, Catiene Silva Oliveira Pinheiro, Gisele da Gama Fraga Locatelli, Laura Zart Krebs

Última alteração: 13-09-2016

Resumo


BASEGIO, Ivan Antonio1; PAIM, Beatriz2; SANTOS, Paola Ferreira dos3; VARGAS, Aline Roberta4; ARAUJO, Victória Teixeira de5; DALBOSCO, Marcelo6; FIGUEIREDO, Raíssa Pruença7; PINHEIRO, Catiene Silva Oliveira8; LOCATELLI, Gisele da Gama Fraga9; KREBS, Laura Zart10.

 

Palavras-Chave: Atividade Física. Dança. Educação Física.

 

O Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional - CIEPRE  oferece, através da dança uma proposta de atividade física aos familiares dos alunos em atendimento no Centro. O referido projeto de extensão comunitária é coordenado pelos Cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil-ULBRA/Canoas. Atende pessoas com deficiência, através da Psicomotricidade Relacional. Observamos que os familiares dos alunos em atendimento comprometem a maior parte do seu tempo no cuidado e educação de seus filhos não conseguindo dedicar-se ao seu próprio lazer. Desta forma, preocupados em amparar positivamente estes familiares, buscamos uma parceria com o Curso de Dança a fim de proporcionar uma atividade física para os mesmos. A intervenção teve como principal objetivo proporcionar através da dança, uma melhor qualidade de vida, bem como conscientizar os familiares dos alunos em atendimentos no CIEPRE sobre os benefícios da prática regular de atividade física. O público alvo foi de vinte e cinco pessoas (homens e mulheres) com idade entre 35 e 55 anos, que levavam seus filhos para atendimento no CIEPRE/ULBRA. Os atendimentos foram realizados uma vez por semana, com 90 minutos de duração e aconteceram concomitantemente ao atendimento de seus filhos. Ocorre nas dependências do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas. A Dança pode ser definida como uma abordagem terapêutica corporal integrativa, pois estimula o movimento criativo e espontâneo do corpo, motivando a comunicação e a integração entre as pessoas e dessa forma proporciona confiança. É uma ponte de comunicação que permite o encontro entre as pessoas, acolhimento e aceitação, utilizando a via corporal como ferramenta pedagógica para trabalhar as questões afetivas, sociais, cognitivas e psicomotoras. Entendendo que devemos evitar a inatividade e incentivar a prática de atividades físicas, trazemos a dança como mais uma dessas possibilidades de promover a saúde, e o bem-estar físico e mental de seus praticantes. Ressaltamos também o caráter interdisciplinar desta ação, pois nela estão envolvidos acadêmicos dos Cursos de Dança e  Educação Física, efetivando assim a tríade ensino, pesquisa  extensão.

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1ProfºMs. Cursos de Educação Física e Pedagogia / Coordenador do CIEPRE/ULBRA-CANOAS.(ibasegio@yahoo.com.br)

2Profª Drª do Curso de Fisioterapia-ULBRA/CANOAS e colaboradora do CIEPRE (beapaim@hotmail.com)

3,4Acadêmico(a) do Curso de Ed.Física e voluntária no CIEPRE (liner_vargas@hotamil.com),(paoola_wq@hotmail.com.br)

5,6,7Acadêmico(a) do Curso de Ed. Física-ULBRA/CANOAS-Bolsista do CIEPRE (victoriat_araujo@hotmail.com), (marcelodalbosco89@gmail.com), (raissa.pf@gmail.com),

8Acadêmica do Curso de Fisioterapia-ULBRA/CANOAS-Voluntária do CIEPRE (cati_s.o@hotmail.com)

9Acadêmica do Curso de Fisioterapia-ULBRA/CANOAS-Bolsistas do CIEPRE (gisa_fraga@hotmail.com)

10 Acadêmica do Curso de Dança-ULBRA/CANOAS-Voluntária do CIEPRE ( laurazk22@terra.com.br)

 

 

Referências: CALAZANS, Julieta.et al. (coord). Dança e educação em movimento. São Paulo: Cortez, 2003.


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