Última alteração: 15-09-2016
Resumo
BASEGIO, Ivan Antonio1; SANTOS, Paola Ferreira dos2; VARGAS, Aline Roberta3; ALVES, Kevin Reis4; FRANCO, Rebecca Moreira5; GONZAGA, Débora Lopes Leal6;SCHERER, Fabiane7; OLIVEIRA, Guilherme Dolzan8; BENITTES, Tito de Souza9; TEIXEIRA, Franco Bernardi10; LOPEZ THAMBOURINDEGUY, Thais Maliszewski11; BARBOSA, Mariany Souza12.
Palavras Chave:Esportes Coletivos. Inclusão. Educação Física.
O presente relato refere-se a utilização dos esportes coletivos como ferramenta de inclusão no projeto de extensão comunitária Recreação e o Esporte Escolar. Tem como objetivo elevar e valorizar a pratica da cultura corporal através das vivências esportivas, além de contribuir como ferramenta para o desenvolvimento integral do sujeito. O público alvo é oriundo das escolas públicas e Associações Comunitárias do Município de Canoas e arredores. Os encontros acontecem uma vez por semana nas dependências do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas, com duração de 2 horas/aula. São atendidos semanalmente em média cerca de 50 alunos. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física e de inclusão. Atua na organização e no desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas e danças. Incentivando a cultura do movimento a partir da prática desportiva, promovendo as competências técnicas, éticas e a saúde. O trabalho é realizado dentro de uma abordagem recreativa, inclusiva e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir da valorização do outro enquanto sujeito participante do processo. Desenvolvendo a pratica esportiva e seus processos de inclusão como instrumento de transformação social, buscando a auto-estima, a valorização do ser humano, a autonomia e a criticidade. Desta forma, entendemos que esta prática, além de contemplar um lazer, contribui no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e inclusivo dos educandos. Também é uma excelente oportunidade, para que os acadêmicos participantes do projeto, possam difundir os conhecimentos produzidos dentro da Universidade e assim socializarem com a comunidade em geral.
____________________________________________
1ProfºMs.dos Cursos de Educação Física e Pedagogia e Coordenador do Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão / ULBRA-CANOAS.(ibasegio@yahoo.com.br) 23,4,,5,6 Acadêmico (a) do Curso de Ed.Física e Voluntário do Projeto Recreação e o Esporte Escolar; 7,8,9,10,11,12 Acadêmico(a) do Curso de Ed. Física-ULBRA /CANOAS - Bolsistas do Projeto Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão.(fabyscherer@gmail.com)
Referências:
FREIRE. João Batista. Educação de corpo Inteiro:teoria e prática da Educação Física. 5ª Ed - são Paulo: Scipione. 2009.