Última alteração: 14-06-2017
Resumo
O projeto de extensão “Brinquedoteca” existe na Ulbra Guaíba desde o ano 2000, seu nascedouro deveu-se à necessidade do Curso de Pedagogia que propôs tal projeto para auxiliar os acadêmicos do Curso, pois os mesmos percebiam dificuldades em atuar junto a crianças que apresentavam dificuldades na leitura e na escrita. Após pesquisa sobre o tema e visita a instituições que se utilizavam da brinquedoteca, resolveu-se iniciar o projeto com a utilização de uma mala na qual se colocava livros de histórias e alguns brinquedos e com os alunos voluntários do curso, visitavam-se escolas da rede pública municipal de Guaíba. Justifica-se este projeto com a pretensão de auxiliar no desenvolvimento das linguagens escrita e falada, de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades físicas e emocionais as quais impedem tal atividade, com destreza e desenvolvimento minimamente aguardados pela família, a escola e outros espaços institucionais, nos quais as crianças e adolescentes transitam. Objetiva-se oferecer atividades lúdicas que envolvam a percepção do mundo através do brinquedo e do brincar, a fim de proporcionar o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças e jovens. A metodologia utilizada se alicerça na roda de conversa e nos jogos e brincadeiras interativas. Os resultados obtidos se revelam na família e no espaço escolar que a criança ou adolescente frequenta, bem como nas atividades propostas na própria brinquedoteca. Conclui-se que a brinquedoteca é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento global da criança e contribui para a melhoria do desempenho dos adolescentes.
Palavras-chave: brinquedoteca, brinquedo, jogos.