Última alteração: 19-06-2017
Resumo
Introdução: Historicamente o ambiente da escola vem se construindo como importante campo de atuação da Fonoaudiologia, no qual o profissional fonoaudiólogo necessita de uma visão generalista e profunda para agir com diferentes demandas, uma vez que é na escola que nos deparamos com todas as áreas de competência fonoaudiológica: comunicação oral e escrita, voz, fala, audição e outros. A atuação fonoaudiológica na escola é de fundamental importância para prevenção e promoção da saúde fonoaudiológica. Objetivos: O projeto em questão tem como objetivo detectar alterações e promover informações preventivas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem, à aprendizagem, ao desenvolvimento muscular orofacial, às funções estomatognáticas, à qualidade vocal e respiratória em escolas da rede ULBRA. Métodos: As ações fonoaudiológicas são realizadas pelas acadêmicas, sob a supervisão constante da professora, diretamente com alunos e professores de duas escolas, da educação infantil ao quinto ano. Através de atividades lúdicas, interpretações teatrais, teatro de fantoches, músicas e vídeos. Amigo Nariz – Informações a respeito da importância do modo respiratório nasal e seus benefícios; Voz Feliz – Abrange cuidados com a voz, mau uso e abuso vocal, bem como a importância da voz na comunicação; Língua Esperta – Informações a respeito da motricidade orofacial; Orelha Contente – Explicações sobre audição e cuidados com a saúde auditiva; Mastigação Legal – Esclarecimentos a respeito das funções estomatognáticas de mastigação e deglutição. Resultados: Até o momento o projeto já beneficiou 332 alunos com ações preventivas e 156 crianças com triagem fonoaudiologia. Conclusões: A escola é um espaço de transformação da sociedade, nessa perspectiva esse projeto contribui ao desenvolvimento saudável das crianças e à formação ampla dos acadêmicos do curso de Fonoaudiologia da ULBRA.