Eventos ULBRA, 1° Encontro ULBRA de Bolsistas CNPq e FAPERGS

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS CULTURAIS DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DOS ESTUDOS NESTE CAMPO ARTICULATÓRIO.
Eduarda de Melo Medina Martins, Maria Lúcia Castagna Wortmann

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


O estudo retoma as discussões conduzidas no livro Estudos Culturais da Ciência e Educação, tomando como ponto de partida a produção de alguns dos analistas da ciência focalizados naquele estudo. Entre estes estão: Bruno Latour, Karen Knorr-Cetina, Sharon Traweek, Stanley Aronowitz, Barbara Martinsons, Michael Menser, Stanley Aronovitz, Donna Haraway, Thimoty Lenoir, Joseph Rouse, David Hess, Émile Martin, o latino-americano Pablo Kreimer e o brasileiro Ricardo Dagnino. Sendo assim, nesta primeira etapa do projeto fizemos o levantamento das obras publicadas nesse campo e examinamos de maneira prévia algumas das direções de estudos seguidas pelos/as pesquisadores/as brasileiros/as que até àquele ano buscavam inspirar suas análises em educação no já citado referencial, bem como indicar outros/as autores/as que, em âmbito mundial, passaram a se ocupar desse campo em sua articulação com a educação. Assim, os procedimentos desenvolvidos neste estudo envolveram o levantamento das obras dos autores supracitados no período compreendido entre 2002 e 2015 a indicação de quais outros autores passaram a ter destaque neste campo no mesmo período. A partir disso, inicia-se a segunda etapa do projeto, que envolve a análise aprofundada das obras para indicação da direção que estes estudos têm seguido.


Palavras-chave


Estudos Culturais; Ciência; Educação; Análise.

Texto completo: Pôster  |  PDF