Última alteração: 15-09-2015
Resumo
O objetivo deste trabalho é mapear e analisar os trabalhos acadêmicos que vêm sendo desenvolvidos sobre o Programa Mais Educação, uma política pública do governo federal para a promoção da escola de turno integral em zonas consideradas de vulnerabilidade social, e apresentar uma comparação com o Programa Escola Tempo Inteiro, uma política pública portuguesa que também busca implantar o turno integral nas escolas. Para tanto, foram realizadas buscas em bancos de teses, sendo o critério de seleção adotado de que os trabalhos tivessem sido desenvolvidos em PPGs da área de Educação e que tivessem a expressão Mais Educação no título ou nas palavras-chave. Localizamos quatorze dissertações e uma tese que atendem esses critérios. Esses trabalhos apresentam uma multiplicidade de problematizações, com diferentes focos e perspectivas teóricas. Após o levantamento bibliográfico dos trabalhos relacionados com o Programa Mais Educação, procedeu-se à leitura de documentos e artigos relacionados com o Programa Escola de Tempo Inteiro. A partir desta leitura, foram realizadas análises comparativas. Assim, é possível concluir que esta política pública vem suscitando grande interesse na comunidade acadêmica, gerando diversas investigações com múltiplos temas e sob diferentes perspectivas. As discussões sobre o Programa Mais Educação significam contribuições importantes para pensar e aperfeiçoar as políticas públicas educacionais brasileiras. Em relação à comparação com o Programa Escola de Tempo Inteiro foi possível perceber mais descontinuidades do que continuidades. O programa português consiste em um programa integrado ao currículo, conduzido por professores, enquanto o programa brasileiro consiste em atividades extracurriculares, conduzido por voluntários. O programa português se apresenta bem mais consistente neste e em outros aspectos.
Palavras chave: Educação integral; tempo inteiro; políticas públicas.