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A Aplicação de Big Data na Prática de Ensino
Isadora Luiz Lemes, Renato Pires Dos Santos

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


A utilização de Big Data no ensino se dá a partir do momento que reconhecemos a necessidade de novas práticas de ensino, visando motivar e incentivar os alunos para uma aprendizagem que se torne significativa com a intenção de provocar a curiosidade e facilitar o aprendizado utilizando ferramentas como Google Correlate e Google Trends que, por serem públicas, estão disponíveis a todos. O objetivo desta proposta é propiciar aos estudantes uma nova visão de construção de conhecimento, principalmente no que diz respeito à interpretação de teorias, leis físicas, causalidade, e prepará-los para os desafios científicos que Big Data irá proporcionar, tanto em termos científicos, como técnicos e éticos. Os alunos da disciplina de História e Epistemologia tiveram a tarefa de utilizar as ferramentas citadas para buscar termos voltados a assuntos relacionados à Física, após interpretar e verificar se havia ou não uma relação causal entre o termo de busca e o termo que melhor se relacionava, caso não houvesse, o aluno deveria apresentar razões coerentes para defender suas conclusões. De um modo geral todos compreenderam bem o que deveria ser feito, contudo, algumas dificuldades propiciadas pelas próprias ferramentas, tornaram as pesquisas mais difíceis, contudo, os alunos apresentaram em sua maioria empenho e criatividade e obtiveram bons resultados, que serão apresentados no decorrer deste trabalho.

Palavras-chave


Física; Aprendizagem; Ferramentas; Ensino de Ciências.

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