Última alteração: 15-09-2015
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade a validação de práticas de detecção de genes presentes no DNA da soja (Glicine Max), que é a mais difundida cultura agrícola em território brasileiro. Tendo como meta a detecção dos genes exógenos responsáveis pela expressão da resistência à molécula de herbicidas a base de glifosato, presentes nas cultivares transgênicas Roundup Ready e Intacta RR2 PRO.
Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas práticas de extração do DNA feita a partir de um protocolo do método de sílica, partindo de amostras de plântulas e sementes, PCR em tempo real para experimentos quantitativos, Para testar os novos primers utilizados na detecção de soja RR2 foram feitos experimentos, partindo de uma reação aberta, onde o mix é preparado durante o processo de amplificação, PCR convencional e eletroforese em gel de poliacrilamina para experimentos qualitativos e aferimento das temperaturas de ciclagem.
Foram feitos testes com 45 amostras para detectar os genes de lecitina e CP4-EPSPS de soja RR, sendo: 2 amostras de semente convencional, 12 de semente Intacta e 29 de semente RR, mostrando resultados satisfatórios, uma das amostras de grão sem identificação apresentou CT para o mix de detecção para RR. Os experimentos qualitativos detectaram as amostras RR2 testadas até então.