Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
TEMÁTICA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gisele da Silva Alves, Iara Tatiana Bonin

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2016 14:30 – 14:45
Última alteração: 13-06-2016

Resumo


Este estudo está inserido no escopo mais amplo da pesquisa intitulada “Pedagogias e Políticas da Diferença em Contextos Interculturais”, na qual se investiga a constituição discursiva das diferenças e as formas de produção de sentidos sobre as distintas culturas. O objetivo deste trabalho é analisar como crianças de 4 anos acolhem e negociam significados sobre os povos indígenas, a partir de cinco atividades propostas em uma turma de Educação Infantil. Essas atividades integraram um projeto de estágio na Educação Infantil, no Curso de Pedagogia, cujo foco foi a temática indígena. Foram utilizados variados artefatos – objetos confeccionados por indígenas, fotografias de uma aldeia indígena, filmes de autoria indígena – para permitir uma aproximação das crianças com contextos culturais diferentes, buscando diversificar o repertório de representações, sem restringi-las aos estereótipos usualmente acionados em comemorações festivas e eventuais apresentações típicas.

Texto completo: Resumo  |  Pôster