Tamanho da fonte:
A COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM EXPERIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 21-06-2016 15:00 – 15:15
Última alteração: 13-06-2016
Resumo
Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna, em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, desde 2005. Apresenta-se o trabalho desenvolvido com a Iniciação Científica associada ao projeto de pesquisa do mestrando Giovani Rosa Delazeri, orientado pela Dra. Profª. Claudia Lisete Oliveira Groenwald, visando identificar se estudantes do 9°ano do Ensino Fundamental possuem a competência de resolver problemas que envolvam situações algébricas. Para isso foram aplicados testes adaptativos, na plataforma SIENA (sistema integrado de ensino e aprendizagem), com problemas matemáticos que, para resolução, é necessário utilizar os conteúdos referidos, além de testes com as habilidades necessárias para resolver problemas. Apresentam-se os resultados da aplicação de um experimento piloto, com 9 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual de Porto Alegre