Última alteração: 10-06-2016
Resumo
Este é um recorde de uma investigação de caráter exploratório, intitulada Estudos Culturais da Ciência: Educação, Tecnologia, Ambiente e Corpo, realizada junto ao grupo de pesquisa Cultura e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da ULBRA, Canoas. O estudo objetiva levantar direcionamentos imprimidos ao campo dos Estudos Culturais da Ciência (Rouse, 1997), tendo-se centrado a busca, entre os anos de 2002 e 2016, nos estudos conduzidos por Bruno Latour, Karen Knorr-Cetina, Sharon Traweek, Stanley Aronowitz, Barbara Martinsons, Michael Menser, Stanley Aronovitz, Donna Haraway, Thimoty Lenoir, Joseph Rouse, David Hess, Émile Martin, Pablo Kreimer e Renato Dagnino. Foram identificados até o momento 109 estudos, sendo 103 deles em língua estrangeira. Em função da importância dos estudos de Rouse para este campo, procedeu-se a tradução completa de dois textos desse autor que se vale da denominação Estudos Culturais da Ciência (Rouse, 1997) para referir-se às discussões que articulam ciência e questões étnicas, raciais, de gênero e pós-coloniais. Ampliou-se, também, a busca por autores latino-americanos que atuem neste campo.