Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 21-06-2016 14:00 – 14:15
Última alteração: 13-06-2016
Resumo
Resumo
O objetivo deste trabalho é projetar e analisar a estrutura de um chassis de um carro esportivo e determinar o melhor conjunto de mola e amortecedor. A estrutura do chassi é fundamental na eficiência do projeto, para que sejam fixadas as peças mecânicas que compõem o sistema de direção, suspensão e tração, entre outros. A geometria do chassi foi desenhada em programa de CAD 3D SolidWorks e a análise numérica foi realizada usando o método de elemento finito (FEM) com o programa ANSYS. Usando esta metodologia foi possível realizar a análise estática e dinâmica para verificar como a estrutura se comportará quando sujeito a cargas estáticas e dinâmicas durante o curso do veículo. Com análise, podemos determinar os pontos de menor resistência e alterar a geometria para eliminar pontos críticos. Os resultados foram utilizados para avaliar o projeto em relação a sua adequação às normas utilizadas para verificar a segurança, e se a estrutura é apropriada para um veículo esportivo com chassis tubular. Os resultados foram uma rigidez torcional 2773,55 Nm/°, atendendo aos padrões internaionais de acordo com o padrão Fiat, Torino, 2002. Os modos de de vibração obtidos na análise foi na freqüência de 40,14 Hz para o primeiro modo e 53,03 Hz para o segundo modo. O chassis a suspensão foi modelada para trabalhar com a frequência de 1,6 Hz.