Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 21-06-2016 14:30 – 14:45
Última alteração: 13-06-2016
Resumo
Em um país com sérias deficiências de escolaridade e uma cultura de abertura significativa para religiões alternativas e espiritualidade, é bastante fácil que ideias desviantes sejam apresentadas em sala de aula como corretas. Especialmente popular tem sido o ponto de vista chamado ‘misticismo quântico’ que propõe a existência de ligações entre a mecânica quântica e o misticismo oriental. Com isso, as livrarias têm sido inundadas por títulos incluindo a palavra 'quântica', mais de caráter ‘misticismo quântico’ do que científico ou de popularização da ciência. Este trabalho tem como objetivo identificar 'marcadores', termos que possam ajudar o visitante da livraria a reconhecer a qual dessas categorias um livro pertence mesmo antes de lê-lo. Os catálogos on-line das quatro maiores livrarias do Brasil foram pesquisados, resultando em um corpus de 88 títulos únicos - livros que contêm as palavras ‘Quântica’ ou ‘Quântico' em seus títulos. Em vez de usar análise de conteúdo textual ou meta-análise, o banco de dados resultante foi examinado com a ajuda de técnicas de ciência de dados e recursos de análise de texto e K-Means Clustering da linguagem de programação R. Verificou-se uma tendência crescente de títulos pseudocientíficos desde 2001 e também foram identificados alguns termos que podem ajudar a discriminar entre as categorias "misticismo quântico" e popularização científica ou ciência. Com este trabalho, espera-se que os leitores, especialmente os professores do ensino médio, serem menos sujeitos a serem enganados por esses livros, ajudando a quebrar o círculo vicioso de estudantes que aprendem pseudociência e a transmitem como verdade.