Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
SIGNIFICADOS DE DOCÊNCIA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES KAINGANG DO RIO GRANDE DO SUL
Gisele Silva Alves, Iara Bonin

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2017 16:00 – 16:15
Última alteração: 09-06-2017

Resumo


O trabalho vincula-se a um projeto de investigação mais amplo, desenvolvido pela orientadora e intitulado “Pedagogias e políticas da diferença em contextos interculturais”. Neste projeto, são considerados alguns momentos de discussão sobre a educação escolar indígena e sobre a docência, feitos entre professores indígenas. O objetivo do trabalho realizado é analisar os significados de docência indígena, na perspectiva de um grupo de professores Kaingang que integra uma rede interinstitucional de formação docente. Foram transcritas e analisadas algumas falas de um grupo de professores, em encontros realizados entre 2015 e 2016. A análise mostra que os significados da docência indígena se constroem em pelo menos duas dimensões. A primeira diz respeito ao uso da língua e aos conhecimentos que devem ser ensinados na escola, e a segunda se relaciona ao trabalho de adaptação e criação de materiais da cultura Kaingang.

 


Texto completo: PDF  |  Pôster