Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 21-06-2017 14:30 – 14:45
Última alteração: 09-06-2017
Resumo
Este trabalho visa discutir a utilização do software Scratch combinado com atividades lúdicas, para uma aprendizagem/ensino dos conceitos de Gravidade e, como decorrência, introduzir programação no ensino Fundamental. Como, no Brasil, o ensino de Física é predominantemente desenvolvido a partir do ensino médio, o aprendizado de Física no ensino fundamental, acaba ficando abandonado e esta pesquisa é uma tentativa de discutir atividades que podem ser realizados neste nível de ensino. A fundamentação teórica do estudo foi embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende que o uso de mecanismos extra cerebrais auxilia o aprendizado. A investigação foi desenvolvida durante um projeto de licenciandos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência de Física da ULBRA, em uma escola pública do município de Canoas/RS e teve a duração de um semestre. Após as atividades, os estudantes participaram de entrevistas semiestruturadas gravadas e seu discurso verbal e gestual foi analisado. Os resultados indicam que as representações mentais de conceitos associados ao ensino de gravitação sofreram modificações: um grupo apresentou a ideia de que a gravidade é uma forca que “puxa para baixo”, principalmente aqueles que se basearam em representações advindas de ferramentas hiperculturais; já outro grupo imbui características físicas à gravidade, especialmente aqueles que utilizam frequentemente representações advindas de mediação psicofísica.