Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÕES DE UM ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 14:00 – 14:15
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Nesta contribuição, trazemos o relato da aplicação e desenvolvimento de um espectrofotômetro de baixo custo para o ensino de física. As atividades são realizadas através de um aplicativo de celular e materiais como CD, cartolina, fita isolante, lâmpadas ou LED‘s e corantes de cozinha, as quais podem ser utilizadas em diversas áreas da ciência, como a física, química e biologia. Buscamos com este trabalho, demostrar resultados obtidos até o momento e desenvolvimento de atividades para ser trabalhadas os fenômenos de emissão e absorção da luz. As tarefas são baseadas na ideia BYOT “bring your own technology” (traga sua própria tecnologia), onde os alunos levam para a sala de aula o instrumento para ser realizado as aplicações, celular. A fundamentação teórica do estudo está embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende que o uso de mecanismos extra cerebrais auxilia o aprendizado. Dividimos as atividades em diversas sequências, as quais, para análise, utilizamos o pré-teste, guias de atividade, que seguem a técnica P.O.E (predizer-observar-explicar) e interação com o aplicativo, um pós-teste e, ao final do projeto, faremos entrevistas semiestruturadas com os participantes. Os guias foram aplicados com dois alunos licenciandos da Física da ULBRA e, ao analisar, percebemos que os resultados alcançados indicam que o material em construção é uma alternativa para o estudo de espectrometria, sem a necessidade de adquirir equipamentos de alto custo existentes no mercado.

Texto completo: PDF  |  Pôster