Prédio: Prédio 14
Sala: 330
Data: 20-06-2018 14:30 – 14:45
Última alteração: 26-06-2018
Resumo
Diante da expansão do ambiente construído e dos decorrentes problemas oriundos da falta de saneamento básico no Brasil, um dos problemas contemporâneos consiste em coadunar as medidas estruturais e não estruturais relacionadas a este aspecto em nossas cidades. Para isso, é imprescindível que a comunidade esteja sensibilizada para que o processo se desenvolva em sua plenitude. Por esta razão, sendo a escola um lócus de excelência na construção e difusão de saberes na comunidade, o presente estudo tem como objetivo articular os âmbitos do saneamento com as práticas educativas realizadas na escola atendendo ao princípio educacional da contextualização das temáticas nos programas curriculares. Para esta finalidade, este artigo apresenta resultados componentes de uma ampla pesquisa mais focados nas percepções dos estudantes a respeito do abastecimento de água e dos resíduos sólidos. Foram analisados dados por meio da Análise de Conteúdo evidenciando que a maior parcela dos estudantes apresentou dúvidas em relação aos serviços associados ao tema, indicando caminhos a serem explorados em futuras práticas educativas.