Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 14:30 – 14:45
Última alteração: 26-06-2018
Resumo
O presente trabalho se constitui em uma pesquisa que tem por objetivo investigar a viabilidade de estruturação de um projeto educativo para a Matemática no Ensino Médio na perspectiva do Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática, com foco no estudo de Funções. Particularmente, apresenta-se, aqui, parte da pesquisa que tem como objetivo investigar a constituição de um conjunto de atividades para a construção do conceito de Progressão Aritmética e Geométrica, reconhecendo e associando Progressões Aritméticas e Geométricas às Funções Afim e Exponencial de domínio discreto. A perspectiva teórica adotada, entre outros aspectos, aponta a relevância das questões mediacionais no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, destacando a mediação realizada com a utilização das tecnologias, o que levou ao desenvolvimento do trabalho tomando como recurso o software Geogebra. Busca-se, assim, desenvolver uma melhor compreensão sobre s propriedades das progressões e seus diferentes tipos de representação, o que pode ser potencializado com a utilização do Geogebra. Metodologicamente a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa e, a parte da investigação aqui apresentada, refere-se a constituição e avaliação de um conjunto de atividades referente a construção de conceitos envolvendo Progressões. O conjunto de atividades foi aplicado junto a um grupo de professores de Matemática e acadêmicos de Cursos de Licenciatura em Matemática, no desenvolvimento de uma oficina. Essa aplicação apontou resultados promissores na realização do conjunto de atividades, quando foi possível observar uma construção gradual dos conceitos envolvidos. A aplicação permitiu, também, uma retomada, aprofundamento e aprimoramento das atividades.
Palavras-chave: Funções; Progressões Aritméticas e Geométricas; Enfoque Ontossemiótico; Geogebra.