Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021
Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar e descrever como as relações intradisciplinares e interdisciplinares é representada em textos de Materiais Curriculares Educativos. Assim, foi utilizado o conceito de classificação, elaborado por Bernstein, para analisar as relações intradisciplinares e interdisciplinares que são expressas nos textos dos materiais curriculares educativos. O método da pesquisa foi qualitativa, a partir da linguagem de descrição proposto por Basil Bernstein (2000), com o uso da análise documental. A análise foi ancorada em constructos da teoria de Basil Bernstein. Os resultados sugerem uma classificação fraca nas relações intradisciplinares, o que significa dizer que à existência de relação entre conteúdos distintos, porém pertencentes a uma mesma disciplina, caracterizando uma prática pedagógica por conexões intradisciplinares. Verificamos ausência de relações interdisciplinares no ensino da disciplina Matemática e, portanto, os textos dos Materiais Curriculares Educativos expressam um silenciamento da prática pedagógica interdisciplinar nos processos de ensino e de aprendizagem da tarefa matemática.