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A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Esta comunicação científica contempla o ensino da multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de um estudo bibliográfico, embasado na Teoria de Aprendizagem Significativa, no Campo Conceitual Multiplicativo de Vergnaud e na Base Nacional Comum Curricular. A partir desses referenciais teóricos, apresentam-se reflexões sobre o ensino da multiplicação nos anos iniciais do Fundamental. Na BNCC, a Matemática apresenta a operação de multiplicação na unidade temática números, a partir do 2º ano, e é desenvolvida de forma gradativa, explorando-se as ideias de adição de parcelas iguais, proporcionalidade, disposição retangular e combinação. Considerando esses conceitos, acredita-se que a resolução de problemas e de atividades investigativas, o uso de materiais concretos e de jogos, além de recursos tecnológicos, sejam fundamentais no processo de ensino da multiplicação, para promoção de uma aprendizagem significativa. Por fim, o professor tem papel de mediador nesse processo e precisa planejar situações de aprendizagem problematizadoras que envolvam os estudantes de forma ativa na construção dos conceitos relacionados à multiplicação, considerando as orientações presentes na BNCC e a realidade escolar.
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