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UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-06-2021
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é propor atividades didáticas para a educação em direitos humanos na Educação Básica durante o estudo de conteúdos matemáticos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca da história e legislação dos direitos humanos, os seus conceitos e modos de abordar suas temáticas na Educação Básica durante o estudo de conteúdos de Matemática, dentre outras disciplinas. Conclui que a educação em direitos humanos é uma exigência na Educação Básica conforme legislação educacional brasileira e que as temáticas pertencentes à mesma devem ser desenvolvidas de modo transversal em todas as disciplinas do currículo escolar e não somente em uma única disciplina elaborada especificamente para o cumprimento da legislação. Além disso, evidencia que o ensino de Matemática, dentre outras disciplinas, é propício para o desenvolvimento de temas pertencentes à educação em direitos humanos, principalmente aqueles referentes aos conceitos de igualdade e equidade e, também, os que promovem debates em que o respeito aos diferentes pontos de vista são imprescindíveis.
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