Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Ana Paula Krein Muller, Marli Teresinha Quartieri

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Neste trabalho apresenta-se um recorte de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida, que tem como objetivo analisar as contribuições de uma formação de professores realizada no contexto escolar, no qual constituiu-se um grupo colaborativo com o intuito de proporcionar momentos de troca e compartilhamento de atividades. As atividades relatadas foram socializadas por uma professora participante durante um dos encontros do grupo colaborativo. Percebe-se que os professores tinham muitas dúvidas em relação ao ensino de conceitos de multiplicação e divisão, e a prática desenvolvida pela professora auxiliou a esclarecer muitas dúvidas, auxiliando no planejamento e na reflexão sobre a prática pedagógica. De forma geral destaca-se que a formação continuada constituída por um grupo colaborativo foi importante para o processo de desenvolvimento profissional destes professores, e durante a realização das atividades, percebeu-se o envolvimento das professoras, indagando, e realizando apontamentos muito relevantes para o seu processo de formação.


Texto completo: PDF