Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
AS RELAÇÕES DO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS (1967 – 1983).
Fernando Rosso, Arno Bayer

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Nesse artigo temos como objetivo relacionar o contexto histórico brasileiro com o Currículo Escolar a partir da disciplina de Matemática em um Curso Técnico na cidade de Novo Hamburgo/RS. Este trabalho teve como subsídios os estudos acerca do contexto histórico envolvido no período em questão. A história do Brasil entrelaça-se ao estudo, no momento em que mudanças sociais e econômicas acabaram por influenciar as transformações dos Currículos do Ensino Técnico durante o período investigado. A delimitação do intervalo de tempo serviu para que, na posse de material de pesquisa, fosse possível proceder com a análise historiográfica, por meio da Hermenêutica de Friederich Schleiermacher, revisitando pistas, rastros e demais formas que proporcionaram melhor entendimento dos desdobramentos dos fatos. Constatamos assim, por meio das análises, que aspectos sociais e econômicos agiram sobre o currículo e, por sua vez, implicaram em mudanças no contexto escolar.


Texto completo: PDF