Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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INSERÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA RESOLVER TAREFAS MATEMÁTICAS
Charlani Ferreira Batista Rafael, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 6
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 11-05-2021

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, com discentes matriculados no 5º semestre no componente curricular Laboratório do Ensino de Matemática II, do curso de Licenciatura em Matemática. Teve como pressuposto a concepção de que os materiais didáticos podem colaborar para um ensino de Matemática que instigue a curiosidade e motivação por parte do educando. Compreendendo que a escolha destes materiais, pode colaborar, ou quando realizadas escolhas equivocadas, pode prejudicar a aprendizagem do conteúdo matemático proposto. O problema de pesquisa foi: Quais as contribuições de uma plataforma com um sistema integrado de ensino-aprendizagem (SIENA) para acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática quando estudam sequências didáticas envolvendo os conteúdos de frações e números decimais?  Tem como objetivo observar as contribuições que a plataforma SIENA pode dar a acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática quando se trata de sequências didáticas envolvendo os conteúdos de frações e números decimais.  Na formação inicial de professores de Matemática tem-se a oportunidade de conhecer e utilizar diferentes materiais didáticos para resolver tarefas matemáticas. Nessa vertente, foi escolhida a plataforma Siena para estudar sequências didáticas sobre os conteúdos de fração e números decimais. O método escolhido para a realização da pesquisa foi o estudo de caso tendo a pesquisa bibliográfica como suporte teórico. Os resultados apontam que a utilização de uma plataforma com um sistema integrado de ensino e aprendizagem pode, entre outras contribuições, instigar os alunos a quererem aprender os conteúdos propostos.


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