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METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM DIÁLOGO ENTRE A BNCC E A FORMAÇÃO DOCENTE – A EXPERIÊNCIA DE JAGUARIAÍVA-PR
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
A temática abordada nesse ensaio, refere-se a uma análise sobre a formação continuada em matemática de professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do município de Jaguariaíva, Paraná. Transitando entre trajetórias educacionais docentes, estruturas curriculares de cursos de pedagogia e a relação da aprendizagem com o conhecimento lógico matemático, esse estudo busca não somente confrontar nosso modelo educacional, suas defasagens e sucesso, mas compreender cada um desses requisitos e explicar possíveis estratégias de aperfeiçoamento. Ademais, pretende-se apresentar os resultados obtidos em um programa de formação de professoras da Rede Municipal de Educação de Jaguariaíva, o qual foi financiado pela Prefeitura Municipal. O programa foi executado durante o ano de 2019, concomitante a (re)elaboração do currículo da Rede Municipal, conforme a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações. No presente artigo, propõe-se apresentar a articulação da formação continuada – fase matemática – com a redação do currículo, como forma de apresentar aos docentes práticas de ensino para a disciplina, como conhecimento científico e desenvolvimento intelectual das crianças matriculadas na Rede, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.
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