Tamanho da fonte:
O CURRÍCULO OCULTO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA
Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 18-06-2021
Resumo
Refletindo sobre os fatores que interferem nos processos de condução das ações no espaço escolar e no currículo de matemática, o presente texto tem por finalidade trazer à luz algumas implicações do currículo oculto frente ao currículo de matemática assim como o de demonstrar a importância de se perceber este currículo nos espaços escolares. Para isso pautará metodologicamente numa pesquisa qualitativa e apoiar-se-á em teóricos críticos do campo do currículo que investigam o currículo oculto. O exercício analítico realizado demonstrou que chegam ao espaço escolar constantemente recomendações de suas mantenedoras com metas e objetivos traçados por membros externos a ela e que não compactuam com os estabelecidos pelos que se fazem presentes, gerando, portanto um currículo oculto e se tornando necessário entender às várias correntes externas a este espaço e que a influenciam. Constata-se que é importante desconfiar e estar atento a todas as recomendações que chegam ao espaço escolar. Também da necessidade de se continuar desvelando esse currículo oculto nos espaços escolares e de reinterpretá-lo constantemente.
Texto completo:
PDF