Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS SOBRE DISPUTAS DOCENTES NO TERRITÓRIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Neste artigo, abordamos ações e disputas de docentes do curso de Licenciatura em Matemática da UFRJ. Os formatos de cursos como esse têm sido debatidos e disputados nas comunidades acadêmicas brasileiras ao longo das últimas décadas. Com o intuito de avançar nessa discussão, construímos diálogos fictícios, por meio de uma metodologia de re-storying (Nardi, 2016), para apresentar e possibilitar análise de dados de entrevistas com sete professores (cinco aposentados e dois em exercício) que desempenharam papéis centrais na Instituição ou no desenvolvimento do currículo desse curso. Apoiamos nossa discussão em um quadro teórico que articula formação de professores e currículo. Indicamos que as disputas se dão em uma paisagem que transcende a formação de professores e atinge terrenos políticos e epistêmicos mais complexos, parcialmente relacionados a tensões entre educação matemática e matemática, mas que não podem ser reduzidos a este binarismo.


Texto completo: PDF