Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Débora Luana Kurz

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


A estruturação de estratégias de ensino que visam o desenvolvimento integral do sujeito, contribuindo para a compreensão sobre contexto no qual se insere, de modo a subsidiar sua intervenção sob ele, tem se caracterizada como um desafio para a ação docente. Nesse sentido, sugere-se a utilização de práticas educativas de cunho interdisciplinar, visto que estas propiciam a abordagem de temáticas pertinentes, contemplando tanto o aprofundamento teórico quanto a correlação com elementos que circundam a realidade do discente. Mediante esta perspectiva, espera-se que as ações docentes corroborem com os processos de ensino e aprendizagem, de modo que os estudantes compreendam seu entorno e sejam capazes de intervir sob ele, embasado nos princípios teóricos e epistemológicos. Em relação aos aspectos metodológicos, adotou-se os pressupostos do método de análise documental, tendo como principal fonte de dados o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a partir do qual interligou-se as competências e habilidades e os objetos de conhecimentos relativos as áreas de Ciências da Natureza e Matemática, a fim de elencar elementos que, mediante o tratamento dos dados, caracterizam-se como tópicos de convergência, para por meio destes propor discussões e elencar propostas sob um viés interdisciplinar. Os resultados dessa investigação, indicam um número significativo de possibilidades de correlacionar os objetos de conhecimento das áreas sob análise. Assim, espera-se proporcionar subsídios para uma abordagem interdisciplinar nas áreas de conhecimento destacadas, a fim de transcender a compartimentação e a fragmentação do currículo escolar.

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