Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 18-06-2021
Resumo
O presente artigo foi elaborado a partir de estudos sobre a implantação dos Ciclos de Formação na Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre, a partir de 1995. Neste, apresentamos aspectos históricos que levaram a administração pública municipal a elaborar estratégias para melhorar a qualidade de Ensino nas comunidades mais carentes da capital gaúcha. As comunidades colaboraram para o desenvolvimento do dos Ciclos de Formação no Ensino Público Municipal de Porto Alegre, embora fosse uma proposta criada pela mantenedora, a população foi ouvida em diversas reuniões durante o início dos anos 1990. A metodologia de pesquisa utilizada para realização deste estudo foi a Hermenêutica de Profundidade, que propõe a interpretação dos símbolos encontrados nos documentos, alavancando a contextualização sócio-histórica. Para compreender os caminhos percorridos pelo Ensino implantado ao final do Século XX nas escolas municipais de Porto Alegre, foi necessário investigar os caminhos percorridos pela administração pública municipal no processo de construção dos referenciais educacionais que estão ligadas a estruturação dos Ciclos de Formação. Então, foi necessário buscar documentos, leituras e informações que levassem aos pesquisadores a interpretação correta dos processos desenvolvidos para que eles entendessem o processo que levou os estudiosos a adotarem os Ciclos de Formação como proposta pedagógica de Ensino na Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Alegre.