Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 4
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Visando o aperfeiçoamento da estruturação e condução de cursos de graduação em Engenharia, novas Diretrizes Curriculares Nacionais para esses cursos foram aprovadas em 2019, com a proposta principal de fomentar a educação por competências. Assim, frente aos desafios de novas concepções para organização curricular e questões relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nesses cursos encontra-se o professor de Matemática, que precisa buscar renovação na prática em sala de aula e também, ocupar um papel de protagonista em relação ao planejamento e execução dessas novas concepções. Nessa direção, através de um recorte de uma pesquisa de doutorado que investiga o conhecimento profissional docente de professores que ensinam Matemática em cursos de Engenharia com inovações curriculares, este trabalho tem como objetivo discutir como o conceito de currículo pode ser utilizado como ponto de partida para investigar a prática profissional do professor, para então propor um modelo de categorização de conhecimentos que são relativos à essa prática, quando considerados cinco momentos em que o currículo se desenvolve.