Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

Tamanho da fonte: 
AS ABORDAGENS DOS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMERO RACIONAL PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Stephanie da Silva Trindade, Elisabete Zardo Burigo

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 3
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021

Resumo


Neste texto buscamos apresentar aspectos da Base Nacional Comum Curricular relativos aos significados de número racional no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para tanto foi a Análise de Conteúdo de Bardin (1977), encaminhada em três momentos: pré-análise, exploração do material e resultados e discussões. Algumas conclusões refletem que os significados de número racional considerados no documento divergem das conceituações de autores do campo da Educação Matemática; há uma ênfase do documento na ideia de parte/todo; e há contradições quanto a competências almejadas e habilidades propostas  para que as mesmas sejam alcançadas, indicando assim uma disjunção entre pedagogia, ciência e disciplina escolar e provocando interrogações sobre os objetivos de um currículo nacional.


Texto completo: PDF