Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 6
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 18-06-2021
Resumo
Este artigo apresenta um recorte da tese de doutorado que buscou investigar o uso de Tecnologias Assistivas para auxiliar o ensino de conceitos matemáticos a alunos com deficiência visual. Sendo de cunho qualitativa e baseada na Análise Textual Discursiva, as interações foram efetivadas por meio de observações no Atendimento Educacional Especializado, filmagens, entrevistas, fotografias e análise das atividades realizadas pelos alunos, compreendendo o período de 2015 a 2018, tendo como participantes três professoras que ensinam matemática e cinco alunos com deficiência visual. Da análise emergiu duas categorias “ações dos professores” e “processos de construção de conceitos matemáticos dos alunos”, sendo apresentada o recorte da categoria dos professores. Os resultados apontam que a as Tecnologias Assistivas são fundamentais para a aquisição de conceitos matemáticos por parte dos alunos, pois a restrição de visão, exige que materiais e equipamentos sejam adaptados, salientando os sentidos remanescentes, como o tato e a audição.