Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 5
Data: 01-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Este artigo aborda a possibilidade da inserção de propostas de ensino no currículo escolar que envolvam a Etnomatemática. Objetiva apresentar alguns estudos considerando as contribuições da Etnomatemática como método de pesquisa e ensino para a aprendizagem de Matemática na Educação Básica, a partir do reconhecimento dos diferentes modos de matematizar, produzidos por distintos grupos culturais, por meio da identificação dos jogos de linguagem produzidos nessas formas de vida. Tem como alicerce teórico os estudos wittgensteinianos, buscando desenvolver algumas das competências sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na área da Matemática. Apresenta algumas pesquisas que foram realizadas no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática – GEPEPUCRS, que apontam diferentes propostas que adotam a Etnomatemática e criam condições para que os estudantes reconheçam que a Matemática é uma ciência humana, constituída a partir das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, bem como analisar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em práticas sociais e culturais por meio da análise de seus jogos de linguagem.