Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 6
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa que objetivou investigar as possíveis contribuições do uso de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA), no desenvolvimento de conceitos da Geometria Espacial de um grupo de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. A UEA foi composta por um conjunto de atividades com ênfase na utilização de softwares educativos. Os desafios enfrentados no desenvolvimento e aplicação da UEA culminaram com a estruturação do objeto educacional digital sobre Geometria Espacial, denominados GEOE. Apresenta-se, nesse artigo, uma análise qualitativa da visão de um grupo de estudantes participantes de uma oficina de aprendizagem em relação, ao uso do objeto educacional GEOE, com o objetivo de verificar a possibilidade do mesmo se constituir em uma ferramenta de ensino, que propicie uma aprendizagem ativa para estudantes em sala de aula, ou fora do ambiente escolar. Os resultados apontam que o GEOE, se constituiu em um importante material de apoio para o ensino, uma vez que, apresentou características que possibilitaram uma aprendizagem ativa aos estudantes, como situações para que possam conjecturar, criar hipóteses, fazer analises, reflexões, além de propiciar com que o professor se torne mediador e facilitador desta aprendizagem. Reitera-se que o uso de objetos educacionais em sala de aula, pode se tornar em um riquíssimo material de apoio para os estudantes, e assim, contribuir para o ensino e aprendizagem.