Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 02-06-2021 09:00 – 12:00
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as propostas de ensino e aprendizagem da área de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, defendidas por três importantes documentos curriculares brasileiros: os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC (2014) e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no que se referem à adoção de ideias algébricas. Cumpre ressaltar que atribuir sentido ao que se denomina Álgebra será aspecto fundamental da prática pedagógica, com ênfase nos anos iniciais, uma vez que nessa etapa da escolarização a proposta pode ser considerada inovadora. Essa Álgebra Básica, diferenciada da Álgebra oferecida a partir dos anos finais do Ensino Fundamental, promove um pensamento matemático específico – o algébrico – que está presente na identificação, expressão e justificativa de estruturas, propriedades e relações matemáticas e sua generalização, mesmo que ainda com a ausência de estrutura algébrica simbólica. Esse trabalho foi realizado a partir da pesquisa bibliográfica com análise documental de cada referencial curricular e evidenciou uma tendência crescente, do documento mais antigo para o mais recente, da valorização da abordagem algébrica enquanto meio de ressignificar a aprendizagem matemática e incluí-la na fase de alfabetização escolar.