Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 1
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 07-05-2021
Resumo
Este artigo se propôs a selecionar e examinar alguns trabalhos desenvolvidos e vinculados a eventos relevantes para a pesquisa da área de Ensino de Matemática, que abordaram o ensino de matemática ao longo da Educação Infantil, contrapondo-os ao que é preconizado na BNCC. Para tal, foi realizada uma metanálise de artigos publicados nos eventos VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (2018) e XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (2019). Desta busca, cinco artigos foram considerados relevantes. Os resultados foram confrontados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os elementos discutidos por “Blanton et al.” (2007) em seus estudos. Os resultados demonstram que o estímulo ao pensamento matemático – algébrico desde a Educação Infantil é possível, considerando o trabalho realizado com padrões, por meio de sequências simples, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático ao longo de todo o ensino e aprendizagem escolar deste aluno.