Eventos ULBRA, 5° Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática

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O COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ANOS INICIAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS
Santa Otani

Prédio: GoogleMeeting
Sala: Sala 2
Data: 31-05-2021 15:30 – 18:30
Última alteração: 13-05-2021

Resumo


As reflexões retratadas nesse texto, contemplam partes dos estudos e pesquisas que envolveram as ações de estudo, elaboração e implementação do componente curricular de matemática, o qual faz parte de um documento maior que foi a organização e construção do currículo escolar para a Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, oeste do Paraná. O caminho que direcionou a construção do currículo e, consequentemente, do componente curricular de matemática foi embasado nos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, uma tendência pedagógica de fundamentação marxista, que mantém uma estreita unidade com a psicologia histórico-cultural, também de fundamentação marxista. A pesquisa se orientou por uma indagação geral feita pelos professores, da rede de ensino: como implementar um ensino de matemática que se alinhe com a perspectiva teórica marxista, em uma área de conhecimentos tão específicos? Para alcançar tal resposta, buscou-se pesquisas no sentido de levantar os fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica que respondessem a tal questionamento. O documento teve avanços e retrocessos à medida que teve que ser reformulado por conta da implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em vigência atualmente no país.


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